NATAL PRESS

De 6 a 10 de agosto, fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) cumpriram o cronograma da Operação Inverno, realizada em caráter nacional. A fiscalização inédita no Estado inspecionou colchões e colchonetes de espuma flexível de poliuretano, além de outros produtos têxteis, comercializados em lojas da capital e da cidade de Mossoró.

De acordo com a Portaria 349 de 2015 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), esses itens devem apresentar etiqueta em material durável, fixada de forma permanente, contendo informações em língua portuguesa como: nome e CNPJ do fabricante, modo de conservação, dimensões, composição têxtil, data de fabricação, selo do Inmetro, dentre outros requisitos.

É preciso destacar que irregularidades em colchões e colchonetes podem comprometer a qualidade do sono e implicar em riscos à saúde. O ideal é que o consumidor, antes da aquisição, obtenha o máximo de informações do vendedor e se atente à etiqueta do produto, onde consta o selo de indicação da conformidade, o que garante que o produto foi testado, aprovado e sua utilização é segura.

“Caso as empresas não estejam em conformidade, são geradas notificações, o produto é impedido de ser comercializado e, em alguns casos, podem ser geradas multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão”, informou Anne Catherine Victor, chefe do setor de Qualidade do Ipem. 

Denúncias de irregularidade devem ser encaminhadas ao Ipem pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou diretamente pelo telefone 0800 285 1818 ou por meio do site http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria.

 



Twitter