A programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela prefeitura de Natal e que acontece no Parque da Cidade até o dia 10 de junho, está bastante diversificada e contempla adultos e crianças. Nesta quarta-feira (06), alunos do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica João Faustino, que funciona no bairro Pitimbu, participaram de atividade no antigo Horto Pitimbu, agora integrado ao Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

 

Guiados por funcionários do setor de Manejo Ambiental do Parque da Cidade, o grupo ouviu explicações sobre o que é e como funciona uma Unidade de Conservação e de Proteção Integral, caso do Parque da Cidade e agora do Horto, seus objetivos, trabalhos realizados, a transição de Horto para Unidade de Conservação e de Proteção Integral. Em seguida, o grupo fez uma trilha dentro do horto, orientados pelo ex-coordenador do Horto Pitimbu, Ronile Fernandes, para conhecer a área e as espécies da Mata Atlântica produzidas no local, já que a escola tem o curso de Meio Ambiente.

 

À tarde a programação da Semana do Meio Ambiente foi para ganhar conhecimento brincando. Alunos do Centro Educacional Nova Sião, que funciona no Vale Dourado e da Escola Municipal Professor Reginaldo Ferreira Neto, que funciona no bairro Nossa Senhora da Apresentação, participaram de atividades de contação de histórias montadas por funcionários da biblioteca e do Centro de Educação Ambiental. Na primeira atividade lúdica foi apresentada a história “O Caso da Lagarta que Tomou Chá de Sumiço”, seguida por um intervalo para lanche e dinâmica para os estudantes aprenderem as músicas apresentadas na atividade seguinte: “Procurando o Folhiço no Parque da Cidade”, um teatro de fantoches que conta a história do Lagarto de Folhiço, uma espécie encontrada no Parque da Cidade e que está ameaçado de extinção. É o menor lagarto do mundo, segundo pesquisadores, e foi descoberto pela professora Elisa Freire, pesquisadora da UFRN.

 

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente:

 

Nesta quinta-feira (7), a programação iniciará com o projeto “Cinema no Parque” e, à tarde, é a vez do projeto “O Escritor vem ao Parque” com Diógenes da Cunha Lima, que vai falar sobre Dom Nivaldo Monte. Na sexta-feira (8), pela manhã, as atividades começam com uma aula/trilha do projeto caminhando no tempo: A trilha da vida. E a tarde prossegue com minicursos sobre técnicas de coleta e herborização e contação de histórias.

 

 

 

No sábado (9), penúltimo dia das comemorações da Semana de Meio Ambiente, haverá aula prática do minicurso sobre técnicas de coleta, herborização e inventário florístico, que levará os participantes a colocarem a mão na massa com atividades de campo.

 

O encerramento do evento ocorrerá no domingo (10) com a Ciranda Materna, que durante todo o dia colocará à disposição do público palestras, contação de histórias, feira de artesanato e gastronomia e diversas atividades infantis. Às 17 horas, haverá uma apresentação do Coral Santa Cecília, que encerra oficialmente a Semana. No hall do Parque da Cidade, o visitante pode apreciar a exposição “Centenário Dom Nivaldo Monte”, durante todo o dia.