Há cerca de 5 anos, bombou no Facebook a página “Prefs”, da Prefeitura de Curitiba, no Paraná. O sucesso se deu pela inovação, de usar a linguagem das redes sociais na comunicação de um órgão público. O bom humor e a descontração fez a página liderar o ranking do número de fãs no Facebook, entre os órgãos municipais de todo o país. Para se ter uma ideia, a prefeitura da capital mais populosa do país, tinha em 2015, 99 mil fãs. A de Curitiba tinha quase 6 vezes mais: 570 mil, cerca de um terço da população paranaense na época.

 

            Hoje, quem dirige a comunicação digital da prefeitura é Cris Alessi, publicitária formada pela PUC-PR, com MBA em Marketing pela UFPR, e que vem a Natal no próximo dia 7 de outubro, para participar do Seminário Conexão Digital, no Ocean Palace. O foco da palestra dela vai ser o case da “Prefs”, que teve mudanças na linha de comunicação. “Isso aconteceu por se entender que o foco da comunicação social governamental é a cidade na qual ela está inserida. Mais da metade da audiência era gerada pelo público fora de Curitiba, então mudamos a condução do conteúdo. A linguagem própria das redes sociais permaneceu, mas os temas e conteúdos foram focados para o cidadão curitibano”, explica ela.

 

Atualmente, a audiência da página é predominantemente curitibana. Boas práticas no marketing digital e na assessoria de imprensa para gerenciamento de crise nos órgãos públicos, vai ser o tema da palestra de Cris Alessi no Conexão Digital. “O tom oficial é sempre questionado, seja qual for a área. Também a velocidade e quantidade de informação torna a gestão da notícia complexa. Monitorar a presença digital, acompanhar os meios de comunicação e relacionar-se com o cidadão faz toda diferença no processo de comunicação”, diz ela.

 

Cris fala ainda que as redes sociais são hoje parte fundamental da estratégia de comunicação da prefeitura, fazendo atendimento em todas as áreas do governo e auxiliando o cidadão na consulta, avaliação e utilização dos serviços oferecidos por ela. E que o maior resultado obtido com as redes sociais é a aproximação e relacionamento com o cidadão curitibano. “A audiência média das nossas redes sociais coincidem com a quantidade de perfis ativos de Curitiba, o que demonstra a eficiência do meio e a aderência do conteúdo junto ao público”, constata ela.

 

SEMINÁRIO CONEXÃO DIGITAL

            Com o tema “Tendências do Marketing Digital em Vendas e no Marketing Político”, o Seminário acontece no dia 7 de outubro, no Ocean Palace, em Natal. Serão 14 palestrantes, que vão compartilhar as novas tendências do marketing digital, a comunicação integrada com as novas mídias, com hábitos criados com o poder decisivo da internet ao consumir marcas, produtos, serviços, criar conceitos, gerenciar reputações e crises.

 

As inscrições para o Conexão Digital estão abertas, na Livraria Leitura,do Natal Shopping, e no www.portalconexaodigital.com.br. Estudantes de universidades parceiras tem 50% de desconto. O evento é voltado para empresários, gestores públicos, políticos, profissionais da comunicação, assessores parlamentares, economistas, administradores, advogados, estudantes e o público em geral.