NATAL PRESS

Durante toda esta semana, Natal está sendo palco da IEEE Summer School on Smart Cities (S3C-2017), evento internacional que acontece pela primeira vez no Brasil e ocupa as dependências do  Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN. O encontro vai até a próxima sexta-feira (11), é promovido pelo próprio IMD e tem por objetivo apontar soluções que contribuam na tomada de decisão do gestor público e na melhoria da qualidade dos serviços e da cidade.

Além de palestras com renomados professores, doutores e profissionais de diversos países, o  IEEE S3C-2017 mantém em atividade grupos de trabalho que estão discutindo problemas da  cidade de Natal, apontados pela gestão municipal. Chamados de "Desafios da Cidade", as questões apresentadas pela Prefeitura contemplam as  áreas saúde,  educação, urbanismo e meio ambiente, assistência , segurança púbica ,  mobilidade urbana  e limpeza pública.

Natal vem criando um ambiente propício ao estudo e a pesquisa na área de inovação tecnológica.  A cidade já integra a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e a Rede de Human Smart Cities , além da prefeitura  ter com o IMD um Termo de Cooperação Técnica. Recentemente foi sancionado a Lei de criação de um Parque Tecnológico no entorno do Campus da UFRN.

Nestes dois dias de evento, além dos grupos de trabalho, os participantes já assistiram  palestra de Gilles Betis, engenheiro e CEO da OrbiCité, sobre "Uma perspectiva prática sobre design inovador para cidades inteligentes"; do professor da University of Toronto (Canadá) / Università degli studi di Napoli Federico II (Itália) / Universitat Oberta de Catalunya (Espanha), Derrick de Kerckhove, sobre "Felicidade urbana, modos e meios"; de Aaron Deacon, professor associado de Engenharia na Thayer School of Engineering at Dartmouth (EUA), que falou do "Estudo de caso de Kansas City"; e de Rosaldo Rossetti, da  Universidade do Porto (Portuga), que abordou o tema "Mobilidade inteligente: problemas e oportunidades".

Coordenador da Rede de Human Smart Cities e professor da UFRN e da Aalto University (Finlândia), Álvaro de Oliveira já palestrou sobre a" Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas". Oo professor Joel Rodrigues,  do Instituto Nacional de Telecomunicações (Brasil,  falou da  "Internet das coisas em cidades inteligentes: desafios e perspectivas".

Ainda serão palestrantes no IEEE Summer School on Smart Cities (S3C-2017) Amro M. Farid, que é professor Doutor de Engenharia na Thayer School of Engineering at Dartmouth (EUA);  José Roberto de Marca, membro-titular do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia (CCT) e membro do Conselho Consultivo do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Kiev Gama,  Doutor em Ciência da Computação pela Université Joseph-Fourier/Grenoble-I (França); e Nelson Fonseca,  Doutor em Engenharia da Computação pela University of Southern California (EUA).



Twitter