NATAL PRESS

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, vem ampliando a instalação de equipamentos telecomandados na rede elétrica em todo estado, atingindo em agosto a marca de 670 em funcionamento. Até o final do ano, o planejamento da concessionária é colocar em operação mais 90 aparelhos desse tipo.

O telecomando é uma tecnologia que permite a manobra de equipamentos à distância, a partir do Centro de Operações Integrado (COI) da Cosern, no Edifício-Sede, em Natal. Dessa forma, os controladores conseguem, em caso de interrupção no fornecimento de energia elétrica, recompor a rede de forma extremamente rápida e segura.

O maior benefício para o cliente é o reestabelecimento em pouco tempo do fornecimento de energia elétrica, reforçando a confiabilidade do sistema. Instalados em pontos estratégicos da rede, os equipamentos telecomandados permitem aos controladores do COI mais pontos de monitoramento automático.

Outra vantagem é a facilidade em restabelecer remotamente, através de transferências de carga entre circuitos diferentes, o fornecimento de energia elétrica de hospitais, escolas e de outros locais que prestam serviços essenciais à população.

De forma geral, os benefícios proporcionados pelos equipamentos telecomandados instalados pela são:

 
•       Reforço na confiabilidade no sistema elétrico em todo estado;

•       Recomposição mais rápida do sistema elétrico da Cosern;

•       Energização imediata de trechos com carga relevante;

•       Redução significativa nos indicadores operacionais (frequência e duração de interrupção no fornecimento).



Twitter