NATAL PRESS

De 05 a 09 de junho é comemorada a semana do Meio Ambiente. Para marcar a data, a Cosern abre nesta segunda-feira (5) hoje no shopping Via Direta, em Natal, uma exposição gratuita sobre o universo da energia elétrica utilizando um recurso tecnológico virtual pouco difundido no Brasil: o da realidade aumentada (conheça mais detalhes no vídeo e nas fotos em anexo). A ação é organizada pelo Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela ANEEL.

Trata-se de um grande painel eletrônico que mostra o caminho percorrido pela energia elétrica desde sua geração, nas usinas hidrelétricas, até nossas residências, que será instalado num dos corredores do Via Direta e poderá ser “explorado” com auxílio de tablets customizados que funcionam como lupas para guiar os visitantes. Essas “lupas”, por sua vez, possuem um software que transforma as ilustrações do painel em realidade aumentada.

Apesar de muito difundida no exterior, a tecnologia da realidade aumentada ainda é pouco conhecida no Brasil. Por isso, a exposição promovida pela Cosern será uma oportunidade única para os potiguares interagirem com a novidade e aprenderem mais sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica.

No total, o painel eletrônico exibe 41 itens interativos que, ao serem consultados, “saltam” da tela com movimento em 3D e apresentam a cena, com auxílio de uma locução. Além dos “Caminhos da Energia”, o visitante vai poder aprender mais sobre “Eficiência Energética” e receber uma série de dicas de segurança com energia elétrica para pôr em prática em casa e nas ruas.

O aplicativo utilizado nos tablets da exposição da Cosern no Via Direta tem uma versão para download compatível com o sistema operacional Androide, o ue vai permitir que visitantes interajam também com  a exposição em seus próprios  celulares.

Além disso, os consumidores residenciais que forem a exposição, munidos da última conta de energia e levarem lâmpadas incandescentes ou Halógenas de no mínimo 40 Watts e atenderem aos critérios do programa, vão poder realizar a troca dos modelos ineficientes por lâmpadas de LED.

Critérios para troca de Lâmpadas Incandescentes ou Halógenas por LED:
 
·         Ser cliente residencial da Cosern;

·         Cada titular da conta de energia, limitado a uma unidade consumidora, poderá trocar até 05 (cinco) lâmpadas incandescentes ou Halógenas de no mínimo 40W por um modelo LED com selo PROCEL;

 

Documentos Necessários:

·         Conta de energia original do último mês;

·        Documentos pessoais (RG e CPF).

 

Serviço
Exposição “Caminhos da Energia em Realidade Aumentada” da Cosern na Semana do Meio Ambiente.

De 05 a 09 de maio, no Shopping Via Direta, em Natal

Das 9h às 21h.

Entrada: gratuita



Twitter