NATAL PRESS

divulgação

parquepanor

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte dará continuidade às atividades de divulgação científica e observação celeste neste sábado (4), em parceria com o site Astronomia no Zênite e a Associação Norte-rio-grandense de Astronomia – ANRA. A professora de Física Maria Romênia da Silva, da ONG The Planetary Society e membro da ANRA fará uma apresentação multimídia sobre eclipses solares, às 16h, no auditório.

Em seguida, dependendo das condições climáticas, os visitantes serão convidados a observar o relevo lunar de pertinho, pelas lentes do telescópio instalado na praça de eventos. “No último domingo de carnaval aconteceu um eclipse do Sol visível como parcial no Brasil. Visto da região da Patagônia, na Argentina, o fenômeno foi anular, também conhecido pelos astrônomos como “Anel de Fogo”, ou seja, vê-se todo o desenho do Sol e uma espécie de anel de luz ao redor. A apresentação trará o relato da professora que assistiu o eclipse na Patagônia, assim como explicações sobre os diferentes tipos de eclipses do Sol – e os próximos que poderão ser vistos em Natal. Neste sábado vamos contar quando um eclipse como este, que aconteceu na Argentina, poderá ser visto da nossa cidade. E não está muito longe”, relatou o astrônomo, José Roberto Costa, que coordena o projeto.

Maria Romênia da Silva é professora Licenciada em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN; Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e membro da Associação Norte-Riograndense de Astronomia (ANRA). Tem experiência na área de Formação de Professores, com ênfase na Formação Cultural dos Professores de Ciências Naturais e Matemática. A ONG The Planetary Society foi fundada em 1980 pelo astrônomo Carl Sagan.

A parceria para atividades astronômicas iniciou-se no ano passado com a instalação da Trilha do Sistema Solar, na Semana do Meio Ambiente. Este ano, o projeto passou a ser executado mensalmente com astrônomos explicando as características de casa planeta, além de observações com telescópio e outras atividades. “Astros como a Lua, com suas montanhas e crateras, Júpiter e seus satélites e Saturno com seus anéis poderão ser vistos ao longo do ano. A programação acontece em dias variados (dependendo do astro a ser observado), sempre uma vez por mês”, exemplifica José Roberto Costa.

O evento é gratuito e o Parque da Cidade não cobra pela entrada e tem estacionamento próprio e com segurança 24 horas.



Twitter