NATAL PRESS

No Gorgias, Sócrates/Platão diz: “Portanto, o orador que nada entende, convencerá melhor que o conhecedor, caso se dirija a pessoas que não entendem (do assunto) mais do que ele. Será que um orador entende mais que o médico?

Um momento de reflexão, para examinar os dizeres de Nossapresidenta:
"Tem gente que fica falando que não vai sair a refinaria Abreu e Lima. São aves de mau agouro, aves de mau agouro que estão erradas. Porque nós vamos fazer a refinaria Abreu e Lima e logo, logo ela vai estar processando seus 230 mil barris por dia, e isto vai significar não só um ganho aqui para Pernambuco, mas para o Brasil, porque esta será a primeira refinaria em 33 anos no nosso país".

Qual o truque, se é que existe um?
É apenas uma bravata. Ninguém em sã consciência torce contra. Talvez algum espírito de porco vá perguntar: Quando será esse logo, logo e quanto isso vai custar? Falar em projetos sem mencionar datas e custos serve para um discurso de palanque. É sonhar com os olhos abertos.

A pedra fundamental da refinaria Premium II foi lançada no dia 28 de dezembro de 2010, no apagar das luzes do governo Lula. A área para a implantação da refinaria fica no Complexo Industrial do Porto de Pecém (CIPP). A unidade deverá produzir diesel com baixo teor de enxofre, querosene de aviação, nafta, gás de cozinha e bunker (combustível de navio).
Um dia!

A refinaria Premium II tem previsão de ficar pronta em dezembro de 2017, com capacidade para processar 300 mil barris diários de petróleo. Mas nós somos autossuficientes há muito tempo!
Fica claro que para a maior parte do eleitorado não faz sentido dizer que é possível fazer mais e melhor. Que as condições macroeconômicas estão passando por um processo de degradação. Que nesse ritmo, os salários poderão perder a corrida – sempre perdem – com uma inflação que mostra os dentes.

Enquanto medidas populistas – cujo custo se acumula e um dia terá de ser pago – mantém o bolso razoavelmente cheio, qual a possibilidade de alguém não achar que o governo é ótimo e bom – com margem de erro de 2% para cima ou para baixo como declamam os locutores de telejornais.

Existe algum segredo em expor a imagem flamejante de Nossapresidenta, bradando desafios em direção a um inimigo imaginário? Nenhum.
Desenvolve-se o tal sentimento de ‘cidade sitiada’. “O inimigo está à espreita. Vamos combate-lo. Venceremos.” Venceremos quem? Os poderosos. As elites reacionárias...
Ah, bom. Quem são esses seres satânicos? (melhor evitar essa referência a Satã.) Não importa. Talvez sejam pessoas comuns com o defeito de querer fazer contas, diferentemente dos geradores de números que indiquem que o superávit primário é isso e a previsão do pibão, aquilo.

No fundo, esses seres nocivos querem – na sua grande maioria – o bem do Brasil. É claro que a luta pelo pudê possui protagonistas de baixíssima qualificação, para empregar um eufemismo. Mas daí, ter de engolir uma retórica triunfalista o tempo todo, é dose.

Alexandru Solomon, empresário, escritor. Formado pelo ITA em Engenharia Eletrônica e mestrado em Finanças na Fundação Getúlio Vargas, autor de ´Almanaque Anacrônico`, ´Versos Anacrônicos`, ´Apetite Famélico`, ´Mãos Outonais`, ´Sessão da Tarde`, ´Desespero Provisório` , ´Não basta sonhar`, ´Um Triângulo de Bermudas`, ´O Desmonte de Vênus` (Ed. Totalidade), ´Bucareste`, ´Plataforma G` e ´A luta continua` (Ed. Letraviva). Livrarias: Saraiva (www.livrariasaraiva.com.br), Cultura (www.livrariacultura.com.br), Loyola (www.livrarialoyola.com.br), Letraviva (www.letraviva.com.br). | E-mail do autor: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
http://blogdoalexandrusolomon.blog.terra.com.br



Twitter