Na felicidade ou na dor, o ser humano jamais está sozinho. Sabendo ou não, crendo ou não crendo, tem Deus por si. No deserto ou nos vergéis, na montanha ou nos vales, na cidade ou nos campos, se, reverente, contemplar o Alto, verá a multidão de estrelas, carregando em seu bojo bilhões de bilhões de vidas.

Com a mesma Fé Realizante que me levou a escrever essas palavras, depois publicadas em meu livro “Como vencer o sofrimento” (1990), gostaria de transmitir fraterna solidariedade ao povo do arquipélago das Filipinas, na Ásia. Nossos Irmãos em Humanidade terrivelmente padecem das consequências da passagem do supertufão Haiyan, na última sexta-feira, 8/11. Atingindo ventos de mais de 300 km/h, a tormenta, considerada uma das maiores já registradas em terra firme, devastou algumas regiões do país. Não é possível ainda precisar o número exato de vítimas. As autoridades estimam em milhares de mortos e desaparecidos.

CARIDADE, FERRAMENTA DE RECONSTRUÇÃO
Especialistas do comportamento humano concordam que, em situações semelhantes, quando a dor nos surpreende de maneira tão cruel, a superação requer postura de coragem. Deixar de lado sentimentos de angústia e revolta é igualmente indispensável.
Aos que acreditam em um poder superior, na Eternidade, essa provação é mais prontamente aceita e realizada. Contudo, mesmo os céticos podem encontrar energia construtiva para dar novo sentido às suas existências. Temos, por exemplo, a caridade, o auxílio ao próximo, como emblemática ferramenta de reconstrução (...).
Nos corações que ficam, a ausência repentina dos que voltaram à Grande Pátria da Verdade é amenizada pela certeza de que o Criador proporciona renovada condição de vida a seus entes queridos, pois os mortos não morrem. E, onde estiverem, necessitam dessa compreensão dos que permanecem na Terra. Consideremos a possibilidade de vida atuante em outras dimensões. O Mundo Espiritual não é uma abstração.

Todos nós, seres humanos e espirituais, somos sempre convocados ao entendimento das realidades mais profundas, a fim de suportar e superar os desafios diários.

SENADOR PEDRO SIMON

Presente na 59ª Feira Internacional do Livro de Porto Alegre, o senador Pedro Simon lançou, na quinta-feira, 7/11, “Fé e Política — de Pedro a Francisco”. Conjuntura nacional, relações entre fé e política, educação são temas desenvolvidos pelo autor.

Grato ao nosso ilustre amigo pela dedicatória que me enviou: “Ao meu grande irmão Paiva Netto, um abraço e as felicitações por toda a sua Obra feita a favor do Bem e da Paz”.


José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. — www.boavontade.com