Sobremodo que só de pensar em subtrair ou simplesmente em alocar a interrogativa acima intitulada fora de ordem não seja a grande saída dos sentinelas da área, muitos confirmam que estamos em plena ascensão. Resta saber qual. Muito pelo óbvio de podermos também assinalar por essas pequenas bandas largas que permanecer no setor dos hiperatarefados no dia todo e sem fazer nada o tempo todo é da gente pensar no travesseiro até do tipo de mármore lapidado.

Quiçá, não que o direito à preguiça escrito por Paul Lafargue lá pelos meados de 1907 – direito esse que polemiza com as visões liberais, conservadoras e voilá marxistas do trabalho – desmereça nossa total atenção. Sim. Do recall político abordamos agora ou deixamos para depois? Porque dentro da ´´Ordem dos Animadores de Congresso e Senado´´ desses contamos com mais de 513 além dos coadjuvantes – hábeis eleitos de tabela em unidade de federação – e ao que vieram. Por hora também esqueçam a desdita do ´´sabe de quem falamos exatamente?´´. Isso, juntado com as vírgulas e reticências em ação. O que com essa, nossa heroína Elvira tenha mesmo encontrado sua agulha no palheiro. Esquecer, não saber, prever ou perceber o tamanho do buraco negro é coisa para político da Era Partidão 13 e concorrentes. Elvira enxerga longe...

Ah, sim! Certamente que sim. Tamanho o número de criatividade em escala do que ocorre por essas veias Brasis... qual a melhor deixa da vez? Humm! Há pouco comemoramos mais um dia de Independência. Salve! Salve! Quando muitos aplaudiram – a separação? Dos mais não bem vindos com os ´´baguncistas´´, protestando seus direitos? Sem ´´maquiação´´ dos caras pintadas de última hora? Hora essa! Afinal centenas de milhares de outras palavras foram inventadas para qual finalidade? E ao que acompanhamos, se daquele lado caiu o ´´Muro da Berlim Ocidental´´ decerto agora herdamos algum tipo de ´´Muro de Tapumes´´ em clima de desfile de uma ´´Brasília pós Separada´´ – só para questionar! Detalhe: Bicão não entra! Só fica espiando de fora, que o momento é só para os mais chegados com a presidenta lá.

Já no tocante ao ainda acima intitulado aqui assinado/registrado (ufa!) pichamos alhures mais uma na fita métrica? Balança mas não cai? E eu exijo o meu direto de ficar calado, de bico de fora! Direito garantido por lei, pois, no país das averiguações e tamanhas apurações merecem prazo de validade. Basta olhar na data de dia/ano/mês/vencimento. Porque dado o seu mau (des)emprego o peso pode ser muito maior. Academia para quem gosta de passar o dia todo e o tempo todo sem fazer nada ora detalhamos. Para disposição e apetite em mover a palha, o dedo, isso é batata. Em câmera lenta, né! Mas nada de abusar da ficção física, ok? Só de pensar que fazer torcer o nariz sobre isso pode dar cãibra e é uma coisa para os oportunistas.

Mais fogos de artifícios de governo a serem soltos ao contrário estão por vir. E se há mais por onde vão cortar para 2016, vão cortar. Dar aquele jeito manhoso de tirar dos pobres – por um longo, longuíssimo tempo, eles sempre acham uma brecha. Mesmo quando alguns já ameaçam colocar seus cargos ´´Iluminados´´ à disposição. Tesoureiros em fila façam o favor de afiar seus pertences sem demora. O risco de não fazer nada! Sempre temos um refúgio em 1/2 a tantas frases soltas, algumas, marcando bobeira. De bico calado. Se o Zé Dirceu não fala, tudo em família?, os outros se lucram ao tal direito do boca fechada com o voo camicase dos mosquito.

Duvidoso do que ando com o que lapidou Sócrates, ´´de pequenas mentiras surgem grandes verdades ´´, vamos questionar. Segurar a bucha (de um líder, chefão nível de mensalão, petrolão, bom, vou nessa. Mas, antes, e não menos questionador que aprendi ser, bucha de canhão é usada para que mesmo?

– Se mentiras sinceras me interessam? Até mesmo aquelas menos curiosas, que ainda estão sendo inventadas e adivinha por quem... Dou-lhe uma, dou-lhe duas...

Celso Fernandes,jornalista, escritor. Colunista de Moda, TV e Literatura. Assessoria de imprensa. Follow me: http://twitter.com/celsocolunista

www.facebook.com/celsocolunista