– Vai comer o caldo agora?

Resposta:

– Não. Embrulha para viagem.

Agora, sobre a pergunta que tão cedo não há de calar, que as ´´Senhoras de Salem´´ (para muitos, bruxas, pau mandado, já para outros, até que simpáticas principalmente em clima de votação em plenário), matando a jogada: ´´o zero?, por hora melhor mantê-lo à esquerda, se não for pedir oposição demais, Creuza. Vai que este resolva virar um quadrado! Com tantas ´genialidades´ de governo e tantas oferendas ao sofrido pelotão eleitorado, tudo o mais recolhido foi sumariamente declarado ao Tribunal das Contas. Não entrou nenhum Lula, ops, Tostão a mais do que foi doado pelas magras empreiteiras e empresas afins! Porém, todo o cuidado é pouco. Se o caldo estiver muito grosso bem capaz de você engasgar até pelos ouvidos e cotovelos. Justiça, por aqui, se faz até com os próprios pés além das mãos!

Enfim, como vez por outra batizamos aqui ´´Manivela´´, do lado de lá falam em gastos desordenados, dinheiro público, cofres (de governo?) públicos. Artificial e simbolicamente, ´´pedaladas fiscais´´. Isso com engenhocas de gráficos e tudo! Pedaladas fiscais, isto sim. Empilhados, então, os milhões escorridos cano adentro/afora seriam como? Sorte, por hora, que não sequestraram os pingos dos ´´is´´ nem dos ´´jotas´´. Só mudaram na ordem genérica do alfabeto e que não serviu para nada.

Presente, a exemplo dos gregos? Não. O nosso já vem muito dantes. Sequer foi declarado no Reino de Abrantes, quanto menos naquilo que tão ofensivamente julgaram existir de podre no reino da Dinamarca! Nossas pedaladas andam para aquém de mal emperradas. Temos os nossos ´´défits´´ pessoais, um tal de sub prime frente – e por trás – dos emocionais. Por certo, sacanearam nossos espremidos ganhos, mas só não conseguiram desentortar a tal da banana.

Pequeno jogo de aspas. Se existem as mil e uma ´panturilhas´ (ops) aquele mal disser da vida política como ela é levanta o pé? Patavinas? Da minha estimada Creuza, em crise? Ora façam-me o favor de não chegar perto dela, que eu também não acabo de ouvir dizer que falta dinheiro para político gastar e torrar alhures. Na classe e categoria de Vossas Excelências vão reclamar do quê? Do gerúndio, com menos formas de particípios separados? Algo que do verbo $ às abonadas verbas... Só nos falta criarem o Partido do Soneganão. Fecha aspas antes que me desarmem daqui por excelência. Ora, se temos o refúgio de tão bem e veemente o poder de sonegar, a corrupção continua em andamento. Como nunca antes, obrigado pelo uso do ½ bordão em forma de clichê utilizado e por (não) terem me perguntado.

Heim? Mais uma do poder ver, ouvir, coçar e cansar de querer questionar, espionar, feito o ´´Mandrak do Barak´´ Obama? Dúvidas? Dedinho acima, e refaçam a pergunta de (des)governo outra vez!

– Mas como? Outro repeteco daquela do conselheiro Acácio, se começar a chover canivete, devemos ou não abrir o guarda chuva em dias de escassez de assunto? Também anda rolando por aí que em breve teremos o ´´saite´´ WikyDilma. Recheado de tira dúvidas, dívidas, juros e dividendos. Para contribuinte e eleitor enganado nenhum botar defeito. E se botar, logo, eles tiram do ar e te deixam no negativo! Viu só, o pessoal tá olhando. Pisca agora, não...

Celso Fernandes,jornalista, escritor. Colunista de Moda, TV e Literatura. Assessoria de imprensa. Follow me: http://twitter.com/celsocolunista

www.facebook.com/celsocolunista