○ Bem ou mal, falem e cliquem em mim e que o inventor do controle remoto descanse no sofá bicama em paz. Ou, quer aonde esteja. Mas que o poder da criação continua gastando novidades em pêlo e pescoço, aquele que primeiro clicar, clicará. Pulem o capítulo inédito das pegadinhas reprisadas, do morning show também em versão estendida noturna, vídeos cacetadas da internet com direito a tira teima e tudo pelo apresentador. Rever seguidas vezes é preciso. Decorar é impossível. Sorria, pisque ritmado, porque você agora está sendo filmado em terceira, quarta e quinta dimensão. O programáveis por certo são retocáveis, digo, retornáveis. Gravando!

○ E já que o melô continua, daqui, continuamos algo que pela falta de assunto no que equivale ao patrocinador. Eles bancam e nós rebatemos de bom tamanho. A novela global vai naquelas de saúde é o que interessa ao amor impossível, ao quadrado. Onde come um, comem todos de uma só vez à cor da pele. Pelo menos usamos da boa imaginação. Novela tem que ter uma boa comida de rabo, ops, maquilagem exposta e pouso final. O que não pode ser consumido à vista pode muito bem ser atribuído à prazo. No cartão, no cheque e no boleto bancário com leve toque de desconto. Fui claro?

○ Segue o tema. Tanto é que teorias se inventam, se agrupam, avolumam. Porém, filosofando o ainda não filosofado é que uns nascem prontos – e na lata – com o dom de ser chatos; outros, e não necessariamente nesta ordem, o adquirem por natureza. Só não podemos alterar em muito a ordem dos fatores. Sobre o mal que não pode ser cortado pela raiz é bom adicionar que todo fruto do bem tem lá a sua cicatriz. A priori, os rendimentos, os acontecimentos, nem sempre são uma constante. Nesse quesito, o país leva jeito. Os noticiários não inventam. Fato é fato e veto de governo é veto.

○ Aliás, no jogo do abafa abafa três vezes o último que ocultar, morder algum por baixo do pano, tem gente que resolveu vestir até o pijama daquela empresa – quem veste a camisa da minha sou eu – para dar o exemplo de que na verdade e no duro mesmo não foi lá uma mal negócio da China e que se ninguém tivesse enxerido, metido o bico na conta alheia, nada teria vindo à tona. A tal usina logo logo cai no esquecimento e podemos descartar mais essa bomba. Aos desavisados, um lembrete de ímã de geladeira. Para quem não morou na jogada, o mundial da Copa está aí e vamos nos concentrar na chuva de gols e na prévia (não costumo me enganar) o ´´Caneco`` não vai ser nosso. Se for, vão derreter para saldar as dívidas. Tapar o buraco.

○ E vamos mais do dilema, porque fazer festinha nas costas do outro sempre foi motivo de sobra para se expor a dentadura postiça regada a sessão boca livre. Até o rei Roberto agora come do pecad da carne em público para dar o exemplo que nunca foi vegetariano. Almoçá-los antes que nos jantem é a regra normalmente domingueira e essa eu assino em baixo ao poder do lápis borracha. Como tal, a ordem dos copos não altera o teor calórico 40 graus Celsius do produto. Só não vamos inventar que todo esporte não mereça um bom jogo de cintura mesmo sob o julgo da ´´Lei dos Improváveis`` em pleno andamento. Com um pouquinho de esforço a bola é sempre a da vez. Fazer as pazes com ela vai do consumidor atarefado. As vuvuzelas, as corneteiras, os apitos ensurdecedores, todos, em breve vão soar. Junto com eles o estandarte das caxirolas no riso geral.

○ Findo o fato que nem tudo o que reluz não seja ouro, quanto menos pega ferrugem a curto prazo, tal aquela desdita, idem, que as aparências muitas vezes são as que desenganam – grosso modo – a farra continua ainda sendo a do boi. E que ainda se vou chorar o gelo derretido pela soma do undéssimo de aumento no meu salário este ano (pois, dizem que está tudo sob controle), então, ´´soy loco por ti América``... Agrados, isto sim, muito além do meu formato tela plana. Direto do mundo virtual, claríssimo, e no que deve sair mais em conta. ´´Soy loco por ti, amor``...

Celso Fernandes, jornalista, escritor. Colunista de Moda, TV e Literatura. Assessoria de imprensa. Blog: http://modarougebatom.blog.terra.com.br
Follow me: http://twitter.com/celsocolunista