NATAL PRESS

Reprises para lá de inéditas!

 

´´Ocorre que nesse meio político tudo é possível! Até mesmo por conta do que pensam que nunca serão descobertos. E isso passa de partido para partido, de gerações a gerações e sem grandes abreviações´´.

 

Reprises, sim senhores! Tanto que alguns chegam até a afirmar que é a sequência da primeira. De tragédias pré-anunciadas é o que mais temos acompanhado como a de Mariana com a de Brumadinho. Ou do quanto vale uma Mineradora Vale tamanho o derramamento de lama, mortes, perdas irreparáveis para a natureza, enfim, lesões que não vão cicatrizar nunca. Uso de materiais mais baratos e de alto risco como ficou comprovado? O riqueza de grandalhões em primeiro lugar perto do grito daqueles mais empobrecidos?

 

Mas claro, renomados especialistas surgem aos montes em MG e por todos os lados, com prévias de mais de 50 outras barragens venham a ruir entre dejetos e mais dejetos. Algo mais a ser registrado pela Secretaria do Meio Ambiente (Semad) nesse recente momento de pane? Certamente, a mineradora vai doar R$ 100 mil para a família de vítimas de Brumadinho em Belo Horizonte enquanto esperamos saber como vão resolver os vitimados de Mariana em 2015. ´´Cem mil reais´´ e do quanto deve valer de verdade uma vida.

 

Haja visto que o diretor executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale, Luciano Siani, disse que está assegurado o repasse da compensação financeira para o município devastado. Porém, fica a dúvida! E o que será o amanhã? Assentar um novo tipo pré-anunciado de poeira, mas e quanto à queda de 24% das ações da Vale na Bolsa de São Paulo, enquanto garantem que o foco seja na mitigação do sofrimento das pessoas. Uma nova reprise à vista, disparada a longo/curto prazo? Alguns falam até que nada paga o preço de uma vida sendo que o certo advogado Sergio Bermudes responde que a empresa é ´´inocente´´. E quem mais, então, vai assumir de verdade o prejuízo na casa do 11 bilhões de reais? Via de regra e/ou rebatem ministros daqui, outro dali, todos tem que achar um culpado para tamanho estardalhaço e que muita lama, infelizmente, ainda deva passar por baixo dessa ponte.

 

´´Encontrem logo um culpado para cobrir mais essa tragédia, por favor´´...



Twitter