NATAL PRESS

Há um provérbio na região dos Balcãs “A aldeia está em chamas e a anciã penteia seus cachos”. Talvez a terra dos ancestrais de nossa Presidenta tenha tido influência na farsa marqueteira da definição da amplitude do corte orçamentário. Nem supermercado agiria melhor ao estabelecer seus preços.

Não é o caso de se discutir se um corte de 70bi ia ser ou não suficiente. O ajuste é necessário por estar nossa economia desajustada, para usar um eufemismo. Uma vez que o mínimo proposto era 70bi, o que pode significar apresentar 69,9 bi? Até os farallones da ilha de Capri sabem que não existe uma precisão de 2milésimos (isso mesmo) numa peça orçamentária.

Dois quilômetros a menos numa estrada, alguns funcionários a menos, cortar meia dúzia de cartões corporativos... De mais a mais com a “ajuda” inesperada do PIB que , ao que tudo indica, será menor que o de 2014, ficaremos mais próximos do percentual almejado do superávit primário. Só pode ter sido, então, uma manobra para ‘’enquadrar” o ministro Levy. O fato de ele continuar- oxalá que continue - demonstra que ele tem plena consciência do desastre que seria uma saída sua neste momento. Esse 69,9 é uma vergonha, mistura de populismo, do ‘sabe quem manda aqui?’, de briguinhas nessa equipe econômica, na qual há mais de um pretendente a spalla nessa orquestra cacofônica. Enfim, demonstração de má-fé no seu mais alto grau.

Alexandru Solomon, formado pelo ITA em Engenharia Eletrônica e mestrado em Finanças na Fundação Getúlio Vargas, autor de ´´Almanaque Anacrônico´´, ´´Versos Anacrônicos´´, ´´Apetite Famélico´´, ´´Mãos Outonais´´, ´´Sessão da Tarde´´, ´´Desespero Provisório´´, ´´Não basta sonhar´´, ´´Um Triângulo de Bermudas´´, ´´O Desmonte de Vênus´´,(Ed. Totalidade),  ´´Plataforma G´´, ´´Bucareste´´ e ´´ A luta continua´´  (Ed. Letraviva). Nas livrarias Cultura e Siciliano. E-mail do autor: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." target="_blank" style="color: rgb(17, 85, 204);">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..



Twitter