Kelps é o primeiro deputado da história do RN a transmitir seus pronunciamentos na linguagem de sinais (LIBRAS)

 

 

O deputado Kelps Lima deu início ao projeto de interpretação de seus pronunciamentos oficiais na Assembleia Legislativa na linguagem de sinais utilizada por pessoas com limitações auditivas. A novidade cumpre uma promessa feita pelo deputado Kelps no dia 25 de fevereiro, quando esteve em Mossoró em um encontro com entidades que trabalham mecanismos de inclusão social.

A ideia de Kelps é que o modelo de interpretação de seus pronunciamentos para o sistema de LIBRAS (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS), seja adotado pela própria Assembleia Legislativa, em todos os pronunciamentos dos demais deputados, para aproximar a população com limitação auditiva do conteúdo que tramita no Parlamento Potiguar.

“Começamos esse trabalho hoje no nosso mandato para entender o processo de interpretação no dia a dia e, a partir daí, começar a fazer gestões na própria Assembleia para que esse procedimento seja universalizado aqui no Parlamento. Dando o exemplo, podemos ter mais legitimidade para solicitar o mesmo procedimento na Assembleia”, explica Kelps.

Além de promover a interpretação de suas falas oficias no sistema de LIBRAS, Kelps está experimentando em suas postagens no Facebook um modelo de acesso através do sistema “Para Cego Ver”, que faculta às pessoas sem visão a possibilidade de ter a descrição da ilustração postada junto com os textos do deputado.