alt

O turismo potiguar está em alta este ano. Além da promoção da novela Flor do Caribe, na Rede Globo, a Secretaria de Estado do Turismo tem se mobilizado para aproveitar o momento favorável também pela proximidade da Copa da Fifa 2014. O titular da pasta, Renato Fernandes, além de ter firmado parceria para a volta dos cruzeiros marítimos em Natal e de ter encaminhado projetos ao PAC Cidades Históricas da ordem de R$ 104 milhões, discutiu esta semana com empresários franceses a construção de uma marina na costa natalense, entre outros investimentos.

O contato entre o grupo francês New co Marine e a Setur RN foi motivado pela viagem de Renato Fernandes à Goal to Brasil, em Milão, em fevereiro. O empresário italiano Sérgio Azeredo, da Anteagroup, fez a “ponte” entre a Setur e o grupo empresarial New co Marine. Tanto os CEOs da companhia francesa quanto Azeredo estiveram reunidos com Renato Fernandes na Setur RN esta semana para discutir a viabilidade do projeto da marina. O local para construção ainda está indefinido. Problemas ambientais impedem algumas propostas. A mais viável, segundo os empresários, é próximo ao restaurante Tábua de Carne, na Via Costeira.

O grupo empresarial New co Marine é responsável pela construção de todos os portos italianos e boa parte dos franceses. Com know how para outros investimentos, eles também ouviram outras ideias propostas pelo titular da Setur. Entre elas, a construção de terminais de granéis em Porto do Mangue e uma plataforma para consertos de embarcações no Porto Ilha de Areia Branca. Como explicou o secretário, hoje os navios buscam esse serviço apenas na costa do Uruguai.