NATAL PRESS

Information about the software behind Joomla!

Lançado novo clipe de Sami Tarik pelo projeto Som sem Plugs

 

 

luana tayze

Foi lançado nessa segunda-feira (23), o novo clipe do multiartista Sami Tarik, desta vez pelas lentes da equipe do Som sem Plugs. O trabalho “Dragão Vermelho”, composição do artista em parceria com Ricardo Baya, ganhou um cenário especial e um olhar delicado por parte do projeto, que segue na missão de propagar ao mundo, pela internet, a qualidade musical e a variedade de ritmos dos artistas potiguares.

 

 

 

Para a produção de “Dragão Vermelho”, a equipe escolheu a Gamboa do Jaguaribe. Um sítio histórico e ecológico, localizado na Zona Norte de Natal, no Bairro Salinas, que desenvolve atividades de preservação da cultura indígena e de meio ambiente. Participaram da gravação os músicos: Sami Tarik – voz e violão; Dinei Teixeira – percussão e Lipe Guedes – sanfona. Confira o resultado agora mesmo no https://www.youtube.com/watch?v=0TXKt-FVpPE.

 

 

 

Cantor, compositor e instrumentista. Sami Tarik encara a música como profissão desde os 15 anos. Aos 23 anos obteve licenciatura em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.  Por mais de dois anos, Sami foi radicado no Oriente Médio, trabalhou em países da Europa e África. Em sua trajetória pelo RN, acompanhou artistas populares como Khrystal, Xangai, Kátia de França, Renato Braz, Joyce, com diversos projetos instrumentais. Atualmente trabalha em seu disco solo intitulado “Executivo do Pandeiro”, no qual reúne composições inéditas que possuem a presença marcante da sua concepção percussiva para expressar saudade, revolta, humor, amor, entre outros anseios.

 

 

Parte das características de Sami poderá ser conferida no clipe que está repleto de riquezas musicais e históricas. A temporada 2018 do Som sem Plugs tem o patrocínio da Cosern, grupo Neoenergia, através da Fundação José Augusto - FJA  e a Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Cinema de Arte da Cinépolis exibe "Vingança" 

 

 

Aplaudido no Festival de Toronto, em 2017, Vingança, que foi rodado no deserto do Marrocos, estreia no Cinema de Arte do Cinépolis Ponta Negra nesta quinta-feira, dia 19. Coralie Fargeat, vencedora de 13 prêmios com curta-metragens, faz sua estreia em longas-metragens com uma obra viscera e impactante sobre a reação de uma mulher vítima de violência.

 O filme traz como atriz principal a italiana Matilda Anna Indrid Lutz, que fez entre outros trabalhos a série popular da TV italiana Fuoriclasse (2014), e os filmes  Sobre Viagens e Amores (2016) e O Chamado 3 (2017).

 

Crítica Estrangeira

Vingança ganha em seu título, uma cena sangrenta de cada vez - e é o único filme de exploração de sexo e violência que você precisa ver neste ano. Ele é um maldito dedo do meio ... um pontapé nos testículos dos homens com uma bota de combate feminina. Vocês foram avisados, senhores.

David Fear, Rolling Stone/EUA

 

Em teoria, não é nada que você não tenha visto, mas Vingança fará você sentir como se fosse pela primeira vez.

Kristy Strouse, Film Inquiry/EUA

 

Vingança, uma das grandes explorações do tema da vingança das últimas décadas, é um filme fantasticamente visceral, cheio de sangue e dor, e com inúmeras oportunidades para que a platéia feche os olhos.

Joe Reid, Decision/EUA

 

Uma impressionante reinvenção do filme de exploração de vingança e estupro que me fez sentar na beirada da poltrona durante o tempo todo.

Sara Michelle Fetters, Moviefreak.com/EUA

 

A palavra de Coralie

Minhas referências cinematográfi­cas vão de Coração Selvagem a Drive, Sob a Pele e os ­filmes de David Cronenberg. Um gênero carnal e resistente em que a violência e os sonhos coexistem e a força dos símbolos explode. Até hoje, este tipo de cinema tem sido feito quase exclusivamente por homens.  Vingança é a minha visão de uma diretora no gênero. Explorar esse gênero não é uma posição ou uma declaração. É o meu tipo de ­filme – que alimentou e construiu minha vida como cinéfi­la e depois cineasta. Vejo nisso a possibilidade de um poder evocativo, de sensações, de medos e sustos. Uma verdadeira dimensão ­filosó­fica que passa por um meio altamente simbólico, lúdico e sensorial.

Coralie Fargeat, cineasta

 

Sinopse

Três homens casados e ricos fazem anualmente uma espécie de caçada no deserto. Desta vez, um dos empresários decide levar sua amante (Matilda Lutz). Quando ela é abandonada para morrer devido a uma série de acontecimentos, eles terão que lidar com as consequências de uma mulher que busca vingança.

 

Ficha técnica

Vingança – França, 2017

Suspense. 108 minutos. 18 anos

Direção / Roteiro:  Coralie Fargeat

Elenco: Matilda Lutz, Kevin Janssens, Vincent Colombe, Guillaume Bouchede e Jean-Louis Tribes

Distribuição: Fênix Filmes

 

 

Serviço

Cinema de Arte Cinépolis Natal Shopping – sala 3

Av. Sen. Salgado Filho, 2234 - Candelária, Natal - RN, 59064-900

SOMENTE NA SEMANA DE 19 a 25 DE JULHO

De Segunda-feira a Sexta-feira – 20h20

Sábado e Domingo – 14h20

Mais informações: www.cinemadearte.com.br

 

Sobre a Cinépolis Brasil 

A Cinépolis é a maior operadora de cinemas da América Latina e segunda maior do mundo em ingressos vendidos, com um total de 607 cinemas, opera mais de 5.018 salas, 100% digitais, em treze países.

 

Desde sua chegada ao Brasil em 2010, é a rede com maior crescimento no mercado. Atualmente, opera 51 cinemas em todo o Brasil com 386 salas, com marcas destaque como Macro XE e IMAX e Junior. A Cinépolis é a maior operadora de salas VIP no mundo e no Brasil foi a pioneira na implantação da tecnologia 4DX – salas com poltronas com movimentos e instalações para gerar mais de 20 efeitos especiais sincronizados com o filme.

 

Em 2018, pela terceira vez, o Cinépolis JK Iguatemi foi eleito pelo Guia da Folha como o melhor cinema da cidade de São Paulo (2015, 2017 e 2018) e sua sala IMAX foi apontada como a melhor sala individual do circuito.  Em 2017 e 2016, a rede Cinépolis ficou em 1º lugar no “Prêmio Estadão Melhores Serviços”, na categoria redes de cinema.

 

A constante inovação e o bom desempenho tem sido reconhecidos com diversos prêmios, dentre eles: Melhor Exibidor por quatro anos consecutivos (2011, 2012, 2013 e 2014), concedido no Prêmio ED (Exibição & Distribuição), realizado pelo Sindicato das Empresas Exibidoras do Estado de São Paulo.

 

Mais informações, acesse: http://www.cinepolis.com.br

 

Siga-nos nas redes sociais ;)

Facebook: https://www.facebook.com/cinepolisbrasil/

Twitter: https://twitter.com/cinepolisbrasil

Instagram: @cinepolisbrasil

 

Sobre O Cinema de Arte

O Cinema de Arte é um projeto criado em Fortaleza em 1963, que tem o objetivo de exibir filmes de arte no circuito comercial de cinemas. A Cinépolis inclui o projeto em sua programação em dez capitais do Brasil: Fortaleza, São Luís, Natal, Recife, João Pessoa, Salvador, Manaus, São Paulo, Jundiaí e Ribeirão Preto.

 

O Cinema de Arte visa criar acessibilidade e fidelização do público, já que traz filmes premiados em Festivais Nacionais e Internacionais, destacados pela crítica e imprensa e que habitualmente não chegariam na maioria das cidades, onde é realizado.

 

O projeto exibe produções francesas, espanholas, brasileiras, argentinas, canadenses, alemãs, iranianas, entre outras. A seleção é feita através do acompanhamento dos filmes em exibição em festivais no exterior e no Brasil. 

Solidariedade homologa chapa com Brenno Queiroga para governador

 

divulgação

Em convenção realizada na manhã desta sexta-feira (20), o Solidariedade apresentou os seus futuros candidatos para as eleições de outubro de 2018. Para o Governo do Rio Grande do Norte, o pré-candidato será o engenheiro civil e ex-prefeito de Olho D’água do Borges, Brenno Queiroga. Já para o Senado, a pré-candidata é a ex-atleta olímpica Magnólia Figueiredo. Encabeçada pelo deputado estadual Kelps Lima, que busca a reeleição, a chapa de deputado estadual terá 48 pré-candidatos. Para deputado federal serão 16 pré-candidatos em coligação formada pelo Solidariedade, PSC, PV, Patriotas, PSDC e PSL.

Durante a convenção, Brenno Queiroga falou sobre suas propostas para colocar o Rio Grande do orte na rota do desenvolvimento e da modernização. “O nosso estado ainda está no tempo da pasta, do papel, do favoritismo, no tempo que não conseguimos sequer informações sobre os contratos de terceirização e temporários, por exemplo. É uma total incapacidade de gestão. Queremos trazer a tecnologia pra dentro da máquina pública e, com isso, passar a gerí-la efetivamente e organizar os principais setores do Estado”, afirma o pré-candidato ao Governo do Estado, abordando que o desenvolvimento econômico é outro ponto chave do seu Plano de Governo. “Hoje, 60% das nossas estradas estaduais estão em péssimas condições. Temos o 3º pior Ensino Médio e índices de violência altíssimos. Ou seja, estamos ‘expulsando’ as empresas do nosso Estado e precisamos mudar esta realidade para trazê-las para perto”, completa.

O projeto do partido para as eleições de outubro também foi abordado pelo pré-candidato ao Governo. “O Solidariedade tem um projeto sério e organizado com conteúdo e com soluções reais para o nosso Estado. Somos um partido que está presente em mais de 150 municípios e 90 mandatos, estamos com a perspectiva de elegermos três deputados estaduais para a Assembleia Legislativa e um deputado federal. Temos, ainda, o nome de Magnólia Figueiredo para o Senado, além de Brenno Queiroga para o Governo para apresentar esta alternativa. Hoje existe um vácuo na política do Rio Grande do Norte com aproximadamente 70% das pessoas nas pesquisas dizem que não tem em quem votar e nós chegamos com esse projeto alternativo apresentando uma nova forma de fazer política e gestão no nosso Estado”,

O pré-candidato a vice-governador será o delegado da Polícia Civil, Sérgio Teixeira Leocádio, indicado pelo PSC. O anúncio será feito oficialmente na próxima segunda-feira (23), durante a convenção do partido ao qual é filiado.

Zenaide Maia prestigia Festival Gastronômico de Martins

 

divulgação

O Festival Gastronômico de Martins já virou tradição e a deputada federal Zenaide Maia esteve presente neste sábado (21) no município, para participar da 12ª edição. Realizado anualmente na cidade no alto oeste potiguar, Martins fica aproximadamente a 360km de Natal.

Na edição 2018, o evento teve início dia 20 e segue até este domingo, 22 de julho, e contou com diversos polos de animação, que incluíam diversas atividades gratuitas, entre shows musicais e apresentações culturais.

A parlamentar esteve ao lado da Senadora Fátima Bezerra, dos pré-candidatos a deputado federal, Caramurú Paiva, e ao senado Alexandre Motta, além de lideranças políticas da região.

 

 Em Currais Novos, Tomba Farias circula na “Feirinha de Sant’Ana”,

ao lado de Carlos Eduardo e José Agripino Maia

 

divulgação

Em campanha para a reeleição, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) visitou neste sábado a cidade de Currais Novos, onde participou  da “Feirinha de Sant’Ana”, ao lado de aliados políticos como o senador José Agripino Maia, candidato a deputado federal, e o prefeito Carlos Eduardo Alves, que disputa  o governo do Estado. Recebido Currais Novos pelo líder político local, o secretário de Habitação de Natal, Carlson Gomes, Tomba Farias, conversou com o prefeito de Natal, Álvaro Dias  e o deputado federal Felipe Maia, interagiu com a população e concedeu entrevista a TV Tropical, onde destacou a importância da “Festa de Sant’Ana para cultura e a economia de toda a região do Seridó. O parlamentar também visitou a cidade de Tangará, onde prestigiou a vaquejada que lá está sendo realizada neste fim de semana, e recebeu lideranças politicas em sua fazenda, localizada no mesmo município.  

 

Natal recebe curso de "Edição e Montagem” através da parceria do SetCenas com Instituto de Cinema de SP

 

 

Aulas acontecem de 23 a 27 de julho com Koji FreeMind, na UnP da Roberto Freire

 

 

 

Na próxima semana, de 23 a 27 de julho, acontece em Natal o curso de “Edição e Montagem”, ministrado pelo editor e diretor de fotografia, Koji FreeMind e, promovido pelo SetCenas e Instituto de Cinema de São Paulo.  As aulas serão ministradas no laboratório de computação da UnP, unidade Roberto Freire, das 19h às 22h. Matrículas através do site www.cursos.setcenas.com.br 

 

O curso tem duração de uma semana e uma vasta programação com pontos relevantes para quem quer atuar na área, entre eles: cultura de edição (o que é edição e montagem, referências fílmicas, relação editor-diretor, ferramentas, etapas do processo edição, roteiro, corte e decupagem, tecnologias e organização); som para cinema (características físicas do som, captação/com direto, tipos de microfones, acessórios de captação para Cinema e equipe); montagem (conceitos de montagem, demonstração do software, exemplos práticos montagem + workshop); workshop (edição de material bruto de um curta produzido no curso Cinema Total do INC); e edição de áudio (demonstração de software, efeitos, equalização, sincronização, trilha, mixagem + workshop).

 

O professor que vai comandar o curso é Koji FreeMind – SP. Ele tem graduação na Tokyo Design Academy, já teve aula de animação com o professor Masatoshi Fukuyama e atua no mercado audiovisual há mais de 12 anos, criando vinhetas e animações para o mercado publicitário. Em 2017 participou do longa-metragem "3 Reis" assinando a Direção de Fotografia e a pós-produção da obra.

Esse é o segundo de uma série de cinco cursos que serão realizados em Natal pelo SetCenas em parceria com o Instituto de Cinema de SP. A temporada 2018 do SetCenas Cursos conta com os apoios de Cinépolis - Natal Shopping, Wayne's Burger Star Biergarten Natal, Saint Arnulf Graphicaria, O Tempo e o Vento Praia Hotel, G7 Comunicação e Empreende UnP – Universidade Potiguar.

Galeria anuncia filme sobre a história de Suzane Von Richthofen

divulgação


 
 
Galeria Distribuidora, braço da Vitrine Filmes dedicado ao lançamento de filmes com maior apelo comercial, anuncia a produção do filme “A menina que matou os pais”, drama psicológico que narra o julgamento de Suzane Von Richthofen e Daniel Cravinhos, réus confessos do assassinato dos pais de Suzane em um crime que chocou o País, em 2002.
 
Com direção de Mauricio Eça (“Apneia” e franquia “Carrossel), a pesquisa do longa durou mais de seis meses e analisou todos os arquivos públicos do julgamento, desde o assassinato até a condenação.
 
“O filme que iremos contar é um thriller psicológico, de suspense, onde discutiremos os motivos que levaram ao fato, entranto, em detalhes e discussões nunca antes debatidos sobre o caso. Sem dúvida alguma essa é uma história muito forte e original e por ser real torna tudo mais absurdo e instigante. O filme trás um tema que muita gente conhece e tem ideias pré-concebidas, mas as pessoas não sabem o mais importante que é o motivo que levou a filha e seu namorado a matarem seus pais. Por isso, esse projeto parte de um grande desafio que é entender um pouco a mente de cada um dos dois assassinos”, comenta o diretor Mauricio Eça.
 
O roteiro é assinado por Ilana Casoy, criminóloga, escritora e maior especialista em serial killers do Brasil, juntamente com Raphael Montes, escritor brasileiro de literatura policial, sucesso de público e de crítica, traduzido em mais de 20 países.
 
“Tivemos todos os cuidados necessários para construir um roteiro inovador. Foram meses de pesquisa e entrega de todos envolvidos; não é fácil, psicologicamente, ter acesso a tantos detalhes e construir uma proposta de filme sobre um crime tão bárbaro. Será um desafio para nós, não só atrair a quem conhece o caso como também jovens que não tiveram acesso aos fatos na época”, afirma Marcelo Braga, produtor da Santa Rita Filmes.
 
Com distribuição da Galeria Distribuidora, o lançamento de “A menina que matou os pais” está previsto para o primeiro semestre de 2019. O roteiro do longa já está pronto e as gravações estão previstas para acontecer no segundo semestre de 2018.
 
Atualmente, a Galeria Distribuidora, a Santa Rita Filmes e o diretor Mauricio Eça estão realizando o casting para escolher os atores que irão interpretar Suzane Von Richthofen e Daniel Cravinhos.
 
Sobre a Galeria Distribuidora
A Galeria Distribuidora, braço da Vitrine Filmes dedicado ao lançamento de filmes com maior apelo comercial, tem a intenção de distribuir filmes que unam qualidade de produção e apelo popular, buscando espaço crescente junto à produção nacional e internacional.
 
Sempre com inovação e dinamismo, a Galeria está envolvida com toda a produção do filme, desde a concepção até produção.
 

Rede de supermercados caixas de autoatendimento no Rio Grande do Norte

 
divulgação
 
 
Já imaginou ter total autonomia no supermercado, sem pegar filas, ganhando tempo para realizar pequenas compras? Sim, agora isso é possível em Natal. Primeira rede de supermercados a investir no projeto, o Favorito Supermercados já está com o serviço caixa de autoatendimento funcionando em sua loja na Roberto Freire desde o início do mês. O projeto piloto deve ser levado para as demais lojas da rede, modernizando o atendimento para os clientes. 
 
Os terminais de autoatendimento são muito comuns fora do Brasil, em países como os Estados Unidos, por exemplo. Neles, os clientes podem passar suas próprias compras, de uma maneira fácil e sem precisar enfrentar filas ou ter contato com funcionários do supermercado. 
 
Primeira rede de supermercados a investir no projeto no Rio Grande do Norte, o Favorito esperar facilitar cada vez mais a vida dos seus clientes. "Esse é o perfil do consumidor moderno. As pessoas têm os seus compromissos e muitas vezes não podem ficar muito tempo no supermercado. A ideia é agilizar o tempo desse cliente no supermercado, de modo que ele possa escolher os seus produtos, passar na máquina sozinho e levar suas compras pra casa", apontou Venício Gama, diretor da rede. 
 
Apesar da novidade, o Favorito não pretende acabar com os terminais tradicionais, com caixas e embaladores. "Não temos nenhuma intenção de acabar com os caixas tradicionais. Eles são utilizados por outro perfil de clientes, que preferem o atendimento tradicional. O caixa de autoatendimento não vai acabar com nada, muito pelo contrário. A ideia é que seja mais uma opção para o cliente utilizar no ato das suas compras", destacou. 
 
Para facilitar a vida dos consumidores, uma supervisora está disponível nos terminais de autoatendimento para eventuais dúvidas. Só são permitidas compras de até 20 itens por cliente, com pagamentos feitos exclusivamente com cartões de débito e crédito.

Festival Cultural e Gastronômico da Pipa chega a 14ª edição promovendo a valorização gastronômica da região

 

divulgação

Entre as atrações estão o concurso novos talentos, o concurso gastronômico, oficinas, palestras, atrações culturais e a presença de chefs renomados

 

 

Com o tema “Bons Ventos nos Negócios e Sabores”, o Festival Cultural Gastronômico da Pipa realiza, entre os dias 19 e 22 de setembro, a sua 14ª edição, sendo considerado o maior evento realizado no litoral, voltado para a cultura gastronômica da região.

A arena principal ficará localizada na Avenida Baía dos Golfinhos na "Cidade Gastronômica", que será dividida por vilas: Vila dos chefs (onde os chefs convidados comercializarão pratos assinados por eles), Vila da Pipa (com estabelecimentos da Pipa comercializando seus pratos) e Vila de Negócios (com estandes de patrocinadores e fornecedores do mercado local). Entre as atrações programadas estão oficinas, palestras, Concurso Gastronômico, palcos para shows, ativações culturais, ações integradas com os restaurantes participantes e a presença de chefs convidados cozinhando ao vivo.

Dando início às ações oficiais do Festival, o Concurso Novos Talentos dará oportunidade a estudantes da área da gastronomia. Os participantes deverão se inscrever em duplas e preparar uma entrada, um prato principal ou uma sobremesa com o ingrediente tema desta edição, o milho.  Será feita a seleção de quatro preparações por categoria pela comissão organizadora do evento e profissionais da gastronomia. Os pratos selecionados serão apresentados durante o 14º Festival Cultural e Gastronômico da Pipa, onde serão premiados os 03 primeiros lugares. As inscrições acontecem até o dia 23 de julho e as regras necessárias para a participação estão disponibilizadas na página oficial do evento.

O tradicional concurso gastronômico, onde participam algumas das melhores cozinhas das praias de Pipa e Tibau do Sul, este ano terá duração de aproximadamente um mês (de 25 de agosto a 22 de setembro), e os pratos irão compor mais uma vez o Guia Oficial do Concurso Gastronômico. Entre os estabelecimentos participantes estão: Hotel Sombra e Água Fresca, Spa da Alma, Pipa Privilege, Ponta do Madeiro, Ponta do Pirambu, Oca Toca, Pipa Lagoa, Espaço Lampião, MP Restaurante, Dall Italiano, Camarão da Fazenda, Casarão Restaurante, Chez Marília, Golfinho Restaurante e Bar, Restaurante Caxangá, Pauá Hotel Boutique, Golde’s Restaurante, Real de 14, Sunset Marinas, Creperia Marinas, Barraca da Neide, Kausai Cevicheria,  e Quintal Restaurante e Tapiocaria.

Outra oportunidade para que a comunidade e os chefes locais possam participar do Festival são os concursos “Melhor Feijão da Pipa” onde membros da comunidade se inscrevem e apresentam o feijão para uma banca de jurados que faz a degustação as cegas e é premiado o primeiro lugar; e o “Concurso da Melhor Receita com Ostra”, uma parceria com o SEBRAE, que motiva os chefs locais a criarem receitas usando a ostra, produto cultivado localmente. Concurso também com premiação para o primeiro lugar.

E os deliciosos Festins acontecerão em três datas: No dia 31 de agosto - sexta-feira - no Hotel Pipa Lagoa, com o Chef Edu Rejala; no dia 14 de setembro - sexta-feira - no Hotel Toca da Coruja, com o chef Pablo Oazen; e no dia 21 de setembro - sexta-feira - no Hotel Ponta do Madeiro, com o chef Erik Nako.  As reservas podem ser feitas nos hotéis participantes ou através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br. O valor é de R$265,00 e inclui menu surpresa de quatro passos , música ambiente e a presença do chef convidado explicando cada passo dos pratos.

O Festival conta anualmente com o envolvimento direto de mais de 300 profissionais do segmento, entre coordenação, apoio, restaurantes participantes e artistas, além de um número ainda maior de pessoas envolvidas de forma indireta.

O evento tem um compromisso com o progresso de Pipa, por meio da exibição das manifestações culturais de artistas locais e regionais, promovendo inclusão social e mostrando ao público visitante de outros países uma riqueza cultural que por si só já faz valer a pena a visita. Outro ponto a ser destacado é a grande importância para a economia do município, por atingir turistas de diversos estados e internacionais, buscando atender um consumidor exigente que sabe valorizar a combinação de lazer, excelente gastronomia, programação cultural e uma praia paradisíaca.

A 14ª edição do Festival Gastronômico da Pipa é uma realização do Festival da Pipa, com o patrocínio do Governo do Estado, Governo Cidadão, Banco Mundial, São Braz, SEBRAE e SENAC e apoios da Prefeitura de Tibau do Sul, Secretaria de Turismo de Tibau do Sul, Conexão Consultoria e Educa Pipa.

Os restaurantes, hotéis e pousadas estarão de braços abertos para recebê-los, com enorme prazer e satisfação. Venham! E bom apetite!

 

PROGRAMAÇÃO GERAL 2018

24 de agosto – Sexta-feira: Abertura oficial do evento, Lançamento do Guia Gastronômico 2018 e início das vendas dos produtos do Festival. 

Locais: Estande na Praça do Pescador e Pórticos na entrada de Pipa e Tibau do Sul

25 de agosto a 22 de setembro – Período do Concurso Gastronômico nos estabelecimentos participantes

31 de agosto - Sexta-Feira - Festim com Chef Edu Rejala

Local: Hotel Pipa Lagoa

Informações: (84) 3246-4414

14 de setembro - Sexta-Feira - Festim com Chef Pablo Oazen

Local: Hotel Toca da Coruja

Informações: (84) 3246-2226

21 de setembro - Sexta-Feira - Festim com o chef Erik Nako. 

Local: Hotel Ponta do Madeiro

Informações: (84) 3246-4220

19 a 22 de setembro – 14º Festival Gastronômico da Pipa

Local: Cidade Gastronômica - Avenida Baía dos Golfinhos (ao lado do estacionamento dos ônibus).

ACOMPANHE O FESTIVAL

www.festivaldapipa.com.br

Instagram: @festivaldapipa / Facebook: Festival Gastronômico da Pipa
Inscrições e outras dúvidas: gastronomia@festivaldapipa.com.br

Natal promove seminário sobre vacinação da gestante nesta quarta-feira  

 

Dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), atualizado em outubro de 2017, apontam que, em todo o Brasil, a cobertura vacinal contra coqueluche (dTpa) entre gestantes chegou a apenas 38,4% em 2017, apesar da vacina ser gratuita em todas as unidades de saúde.  

Com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde que atuam no pré-natal e nas salas de vacinação da Atenção Básica da saúde pública, a empresa GSK está realizando uma série de seminários sobre a vacinação no Brasil, com ênfase no calendário vacinal da gestante que é oferecido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em Natal, o evento acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, nesta quarta-feira (18), às 9h, no Hotel Holiday Inn 

“A coqueluche é uma doença infecciosa altamente contagiosa causada pela bactéria Bordetella pertussis, que compromete o aparelho respiratório humano (traqueia e brônquios).2 A doença é mais perigosa em bebês menores de 2 meses de idade e é transmitida facilmente de pessoa para pessoa, principalmente através de gotículas produzidas por tosse, fala ou espirros”, informa Bárbara Furtado, gerente médica de vacinas da GSK no Brasil. 

As mães são a fonte de infecção mais comum da coqueluche em lactentes, sendo responsável por mais de 37% dos casos. Por isso, a prevenção da mãe é uma forma de proteger o bebê da doença. 

 

Mortalidade infantil 

A coqueluche é uma importante causa de mortalidade infantil em todo o mundo e continua a ser uma preocupação de saúde pública, mesmo em países com alta cobertura vacinal. A maioria dos casos e óbitos se concentra em crianças menores de um ano de idade, especialmente nos primeiros seis meses de vida. Os bebês até os seis meses de idade ainda não completaram o esquema primário de vacinação com DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), e por isso estão mais suscetíveis à infecção pela Bordetella pertussis. 

 

Sintomas 

Os primeiros sintomas podem durar de 1 a 2 semanas e, geralmente, incluem: coriza, febre baixa, tosse leve e ocasional e apneia (em bebês).6 Além disso, a coqueluche, em seus estágios iniciais, pode ser confundida com um resfriado comum. Geralmente ela não é diagnosticada até que os sintomas mais severos apareçam. 

As complicações da coqueluche podem incluir sinusite, pneumonia, otite média, perda de peso, incontinência urinária, fratura de costela e desmaio. Mais de 90% das crianças menores de 2 meses que contraem a coqueluche são hospitalizadas devido a complicações associadas à doença.  

  

Prevenção 

A principal medida de prevenção da coqueluche é a vacinação. O Calendário de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda para a gestante a administração de 1 dose de dTpa (Difteria, Tétano e Coqueluche Acelular) a partir da 20ª semana de gestação, a cada gestação. Além do PNI, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) também recomendam a vacinação de dTpa a partir da 20ª semana de gestação, a cada gestação. 

Gestantes nunca vacinadas e/ou com o histórico vacinal desconhecido, devem fazer duas doses de dT e uma dose de dTpa. Deve-se apenas garantir que a dTpa seja feita após a 20ª semana de gestação, e que o intervalo entre as doses seja de pelo menos 1 mês. 



Twitter