alt

O tecnologista sênior do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) Hélio Kuramoto estará, na próxima quinta-feira, 11, na Universidade Federal do Rio Grande de Norte (UFRN), para ministrar o módulo “Políticas de Informações” do curso de Aperfeiçoamento em Planejamento, Criação e Manutenção de Repositórios Digitais, promovido pela Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM).

Os repositórios digitais são atualmente as principais “infovias” da comunicação científica, configurando-se como um serviço imprescindível a ser oferecido pelas bibliotecas universitárias do País. Desse modo, o objetivo do curso é capacitar os bibliotecários da UFRN para a atuação na criação e gestão de repositórios digitais.

O curso é realizado todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, no laboratório da BCZM. A capacitação, que teve inicio no dia 5 de março e vai até o dia 30 de julho, é uma iniciativa do Departamento de Ciência da Informação (DCI), em parceria com a Biblioteca e a Pró-reitoria de Extensão Universitária (PROEX).

Hélio Kuramoto é doutor em Ciências da Informação e da Comunicação e trabalha no IBICT desde 1983. Ele defende aspectos relativos ao movimento de acesso livre à informação, com ênfase nas vantagens para a produção acadêmico-científica, especialmente a visibilidade que proporciona aos resultados de pesquisa.

Para o dia 16 de abril, está prevista ainda a vinda do Doutor Miguel Angel Macedo Arellano, também um dos responsáveis pelo movimento de acesso livre à informação.