A Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA – por meio do curso de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, realizou desde a quarta-feira, 13, a III Edição do Workshop Técnico Científico de Computação – WTCC – e o Workshop de Sistemas Embarcados do Semi-Árido do Nordeste – WSESANE, sob a coordenação das professoras Angélica Felix (UFERSA) e Karla Darlene(UERN). O evento promoveu palestras, minicursos e apresentações de trabalhos acadêmicos, prosseguindo até a manhã da última sexta-feira, 15, com a realização da I Amostra Científica de Computação, na qual estudantes da Universidade tiveram a oportunidade de divulgar os seus projetos na prática.

Entre os trabalhos apresentados na amostra, estava o Projeto de Extensão Inclusão Digital Usando Robótica Educacional. “O objetivo maior desse projeto é integrar os alunos das áreas de engenharia e de computação, para que eles lecionem oficinas de robótica nas escolas públicas de Mossoró, despertando nesses alunos o interesse pela área das ciências exatas”, enfatizou a professora Amanda Gondim, uma das responsáveis pelo projeto. Em 2012, esse mesmo projeto foi levado à Escola Estadual Monsenhor Raimundo Gurgel, em Mossoró, por meio de oficinas sobre robótica educacional ministradas por estudantes do curso de Ciência e Tecnologia da UFERSA para os alunos-monitores da escola. Com esse projeto, a escola participou da Olimpíada Científica e conquistou o 2º lugar na etapa estadual desbancando na ocasião muitas escolas particulares.

Os projetos apresentados são frutos do estudo da teoria e dos exercícios desenvolvidos em sala de aula, como por exemplo, na disciplina sobre Jogos ministrada pelo professor Judson Santos do curso de Ciência da Computação. “Eu mostro aos alunos como é que se faz o jogo, como é composto, como é que se programa o jogo, como é que se capta as imagens e projeta na tela, como é que elas se movimentam, tudo isso é mediado na disciplina”.

A partir dessa disciplina, três games foram desenvolvidos pelos próprios estudantes. “Para desenvolver um game é necessário saber um pouco de física, relacionada a colisões, e quanto ao desenvolvimento do jogo”, explica o aluno Luiz Felipe Sampaio, responsável pela criação de um dos games.

Além da exposição dos trabalhos dos estudantes universitários, a feira também contou com a visita de alunos de escolas públicas de Mossoró e de Aracati. Segundo a professora Angélica Felix, a realização dessa primeira edição da amostra científica foi voltada para a participação do aluno do ensino médio, visando que ele desperte o interesse em cursar a graduação em Ciências da Computação.

O reitor da UFERSA, professor José de Arimatea de Matos, esteve presente na amostra e falou sobre a importância do evento. “Qualquer evento dessa natureza que seja em prol do aluno é sempre de grande importância para a Instituição”, afirmou. O reitor ainda parabenizou os organizadores do evento pela iniciativa. “É um evento de grande qualidade pela competência dos professores e pela habilidade dos alunos que trabalham com esses professores”, ressaltou.