NATAL PRESS

 

Com a finalidade de disseminar o conhecimento científico para alunos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) proporcionaram aos alunos da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcante, na última quinta-feira (14) uma visita técnica para o Núcleo de Pesquisa em Engenharia, Ciência e Sustentabilidade do Semiárido (Nupecs), que fica localizado no município de Caiçara do Rio do Vento/RN, onde os estudantes conheceram as instalações do projeto “Habitat Marte”.

Durante a visita, que durou cerca de duas horas, e foi conduzida pelo diretor de inovação da FAPERN, Julio Rezende, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a estação de pesquisa e a estrutura do núcleo, onde vários projetos de sustentabilidade são desenvolvidos, sempre com foco no desenvolvimento de tecnologias sociais aplicadas ao semiárido.

O diretor da FAPERN ressaltou a importância dessa atividade para o grupo de alunos. “A visita gerou uma oportunidade de os estudantes se aproximarem mais da ciência, tecnologia e inovação, além de estimular a eles refletirem sobre projetos de pesquisa que podem ser desenvolvidos integrando o ensino médio com a universidade”.

Para o professor de matemática, Renato Rodrigues, a visita foi fundamental para o desenvolvimento dos estudantes. “O nosso objetivo aqui no Habitat foi trabalhar as questões de sobrevivência em Marte, onde já trabalhamos essa questão no curso de Robótica desenvolvido na Escola e esperamos que essa visita possa gerar frutos para os nossos alunos”.

Já a aluna do Floriano Cavalcante, Nataly Lauriano falou como o conhecimento adquirido irá auxiliá-la em suas atividades na Escola. “Já pesquisamos sobre a temática na Escola, como a busca por recursos hídricos e sobrevivência no espaço, que é algo que já estudamos”.

Outras visitas ao Núcleo estão sendo preparadas para os próximos meses, envolvido escolas e pesquisadores. 



Twitter