Nos dias 22 e 23 de agosto, o Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sedia o I Workshop de Tecnologia de Redes do Ponto de Presença (PoP-RN). Participam como palestrantes a reitora da UFRN, Ângela Paiva; o diretor do IMD, Ivonildo do Rêgo; o coordenador administrativo do PoP-RN, Sérgio Fialho; o coordenador técnico do PoP-RN, Edson Moreira; e o coordenador do Smartis Metropolis, Frederico Araújo.

Com o tema Soluções de conectividade para o Rio Grande do Norte, o evento objetiva promover o encontro de técnicos da área de Tecnologias de Redes e gestores das instituições clientes do PoP-RN, parceiros das redes Giga Natal e Giga Metrópole e provedores locais, para troca de experiências e compartilhamento de soluções técnicas nas áreas de monitoramento, gerenciamento, operação e segurança de redes avançadas.

O evento oferece, também, a oportunidades de capacitação técnica, com a realização de três minicursos gratuitos direcionados,prioritariamente, a técnicos das instituições parceiras do PoP-RN. Está programada, também, a discussão dos problemas encontrados no cotidiano da operação de redes, além de divulgação dos processos de gestão do PoP-RN.

workshop, também, vai contar com a presença de representantes de diversas secretarias estaduais e municipais em mesas-redondas, nas quais serão abordadas as práticas que vêm sendo desenvolvidas nos seus locais e que envolvem as redes Giga Metrópole e Giga Natal. Além da presença de representantes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) presencialmente e por videoconferência.