divulgação

app

Os estudantes potiguares Paulo Victor e Juan Fernandes, de 14 anos, conquistaram o primeiro lugar no concurso nacional de criação de aplicativos da Microkids. Os alunos criaram o “Spacial Conquest”, um jogo que envolve desafios e fórmulas matemáticas. O aplicativo criado pela dupla se destacou entre diversos projetos inscritos por alunos de todos os estados do Brasil


O projeto foi desenvolvido durante quase todo o ano letivo. “Antes mesmo de o professor iniciar o projeto de criação de apps em sala de aula, nós já estávamos começando a criar o nosso aplicativo”, afirma Juan Fernandes, aluno do Colégio Salesiano São José. Os estudantes foram responsáveis por todas as etapas do produto, elaborado através da plataforma App Inventor, ferramenta baseada em nuvens e voltada ao desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis.


O Colégio Salesiano São José inclui a programação nas atividades curriculares e o projeto de criação de aplicativos é interdisciplinar. Os alunos contam com a orientação dos professores de geografia, matemática e da coordenação de tecnologia educacional. A cada ano, uma temática diferente norteia o projeto.


Para Paulo Victor, a experiência adquirida no ano anterior com o trabalho de criação de games na escola facilitou o processo de desenvolvimento do App. “Assim como para criar games, a criação de aplicativos precisa de uma lógica de programação”, explica. O aluno também faz parte do Clube de Programação da escola e pretende desenvolver novos projetos na área e cursar Tecnologia da Informação no futuro.


SOBRE O SPACIAL CONQUEST

O jogo desenvolvido pela dupla campeão tem como objetivo disponibilizar fórmulas matemáticas para as pessoas de todas as idades. Ao passar dos níveis, o jogo desbloqueia uma fórmula nova que pode ser usada apenas para ler ou para fazer cálculos com a opção de calculadora avançada que o aplicativo disponibiliza.