NATAL PRESS

fisica

Pela primeira vez em sua história, o Encontro Nacional de Física sai do eixo sul-sudeste e vem ao nordeste. Em uma união de esforços entre o Departamento de Física da UFRN e o Instituto de Internacional de Física, o evento acontece na capital potiguar entre os dias 3 e 7 de Setembro.

Em comemoração aos 50 anos da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e também para estimular a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas, a edição deste ano do encontro será especial. Diversos eventos regulares realizados pela SBF vão acontecer simultaneamente ao encontro. Isso possibilita o intercâmbio entre estudiosos dos mais variados âmbitos científicos.

O professor Carlos Chesman, chefe do departamento de Física da UFRN, ressalta a importância de um encontro desse porte acontecer na cidade. “Natal e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte já podem ser considerados polos atrativos para a ciência e tecnologia. O sucesso do evento só vai corroborar isso”, completou.

Entre os destaques da programação estão palestras dos pesquisadores Fernando Quevedo (International Centre for Theoretical Physics), Harry Swinney (University of Texas at Austin), Jeffrey Hangst (Aarhus University and CERN), Nathaniel Fisch (Princeton University), Paul Chu (University of Houston), Paul Davies (Arizona State University) e Svein Sjoberg (University of Oslo). Além deles, o evento ainda conta com muitos estudiosos das áreas de matéria condensada e materiais, física estatística e computacional, física biológica, ótica e fotônica, física atômica e molecular, física de partículas e campos, física nuclear, física dos plasmas e pesquisa em ensino de física.

As informações detalhadas e programação completa podem ser consultadas no site oficial do Encontro de Física 2016.

FÍSICA NO PARQUE
Com o objetivo de atrair o público geral para também participar do Encontro de Física 2016, a organização do evento criou o Física no Parque.

As atividades desenvolvidas dentro do Física no Parque são destinadas especialmente aos alunos da educação básica e professores. Serão realizadas exposições de experimentos com alto grau de interatividade, além de oficinas de brinquedos científicos relacionados a princípios de física e ao cotidiano do visitante, que poderá também realizar observações com telescópios.

Uma Mostra de Astronomia com sessões de planetário e atividades interativas também está dentro da programação. Além disso, serão realizadas palestras sobre temas atuais de interesse geral como física médica, astronomia, aplicações da tecnologia da luz, formação de professores e atuação do físico na sociedade atual.

O evento de divulgação científica, que é gratuito e aberto ao público, acontece entre os dias 2 e 6 de setembro no Parque da Cidade, em Candelária. Não é necessária inscrição prévia.



Twitter