O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia está com inscrições abertas até o dia 7 de março. A iniciativa é da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países membros e associados ao Mercosul, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para quem deseja participar, a inscrição é de caráter individual ou equipe e deve ser efetuada exclusivamente no endereço: www.premiomercosul.cnpq.br.

Tendo como objetivo reconhecer os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao MERCOSUL, a premiação incentiva a realização de pesquisa científica e tecnológica para a inovação.

Anualmente é indicado um tema importante para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul. O tema escolhido para todas as categorias na edição de 2015 é “Inovação e Empreendedorismo”.

O projeto ou trabalho de pesquisa deve abordar uma ou mais das seguintes linhas: Inovação tecnológica; Geração de startups e aceleradoras; Gestão da inovação, compreendendo os processos, serviços, estratégias e recursos envolvidos;  Modelos e propostas de ambiente gerador de ideias, dentro da empresa ou instituição, voltadas para a inovação tecnológica e o empreendedorismo; Ferramentas e treinamentos facilitadores da criação e manutenção de uma cultura empreendedora na empresa ou instituição.

O Prêmio – que conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), bem como do patrocínio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) – é atribuído a cinco categorias: Iniciação Científica; Estudante Universitário; Jovem Pesquisador; Pesquisador Sênior; e Integração.

Mais informações estão disponíveis no endereço: http://www.premiomercosul.cnpq.br/web/pmct/inicial.