O Setor de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) do Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN anuncia o lançamento do IMDCloud, um serviço de nuvem computacional de código-aberto implantado no datacenter do Centro Integrado de Vocação Tecnológica do IMD.

Segundo o professor Wellington Souza, esta nova ferramenta representa um marco no empoderamento tecnológico de nossos usuários, que poderão utilizar os recursos computacionais do datacenter do IMD nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Por meio de uma plataforma web amigável e intuitiva, os usuários terão autonomia e flexibilidade para criar e administrar seus servidores virtuais. Estes últimos serão executados em um ambiente computacional de alta disponibilidade, garantindo assim a integridade, acessibilidade e segurança dos dados e serviços hospedados. Futuramente, outras funcionalidades serão agregadas ao serviço.

A ferramenta já está disponível para todos os docentes do IMD, por meio do endereço: https://nuvem.imd.ufrn.br. As empresas incubadas vinculadas ao Instituto também poderão usufruir da plataforma, bastando solicitar o cadastramento na secretaria do INOVA Metrópole. Para uma segunda etapa do projeto, o serviço também será disponibilizado para empresas de TI de todo o RN.