NATAL PRESS

A edição do Criança Esperança selecionou mais de 90 projetos para apoiar com doações da campanha deste ano. Entre as instituições beneficiadas, está o Centro Educacional Dom Bosco, localizado no conjunto Gramoré, em Lagoa Azul, na Zona Norte de Natal. O projeto “DivertidaMENTE - Inclusão e Arte”, realizará em 12 meses atividades com viés cultural, com a instalação de um sala multifuncional pedagógica voltada ao atendimento psicopedagógico, além de brinquedoteca e biblioteca inclusiva

A ação será composta por 120 crianças e adolescentes com idade entre seis e 16 anos, em situação de vulnerabilidade social. Os participantes são de programas de assistência social, que participarão de atividades três vezes por semana em turnos distintos, no contraturno escolar.

A região em que fica o Centro Dom Bosco é a mais populosa da capital potiguar, mas sofre com a ausência de investimentos públicos salutares às demandas sociais e econômicas da população. Para auxiliar a comunidade, as atividades no local são direcionadas para todas as famílias, beneficiando os participantes com ações de arte, cultura, esporte e lazer, reforço escolar, suprimento alimentar e qualificação social e profissional. Segundo Ivanise Laurentino, assistente social do Centro, o projeto quer proporcionar o aprendizado dos alunos com atividades extracurriculares.

“O projeto quer incrementar a presença dos alunos em sala de aula, dando a oportunidade deles conhecerem mais o universo da leitura. Nesse aspecto, o Centro Educacional Dom Bosco vai ampliar a sala de leitura e a biblioteca, tornando-as um espaço mais adequado, em um aspecto multifuncional e, ao mesmo tempo, atendendo a uma necessidade de alguns alunos com necessidades especiais, para realizar um trabalho mais direcionado de forma mais inclusiva”, explicou.

Associado a esse espaço multifuncional, o DivertidaMENTE vai promover a reestruturação da oficina de música, com a instalação da banda musical, o conjunto marcial e a abertura de uma turma de percussão alternativa, composta por instrumentos feitos por meio de reciclagem de materiais, através dos recursos encaminhados pelo Criança Esperança.

“A associação com a música é vista por muitos pesquisadores como um facilitador na compreensão dos aspectos da nossa língua, costumes, história e realidade, auxiliando na formação do sentimento de cidadania, do enriquecimento de nossa cultura popular e, principalmente da importância de papel de cada um na sociedade, construindo elementos importantes para o nosso comportamento, como disciplina, respeito, gentileza e civilidade”, completou.

Centro Educacional Dom Bosco

As atividades foram iniciadas em 1988, tendo como Diretor o Pe. Alfredo Boldori. O Centro integra a Rede de Obras Sociais dos Salesianos de Dom Bosco, tendo como atual diretor o Pe. Gilvan Galdino Tavares. A entidade desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Oratório diário) no contraturno da escola, com atividades esportivas, oficinas pedagógicas e artísticas.

Além disso, oferece cursos de formação profissional, voltados para áreas como panificação, auxiliar de cozinha, corte e costura, operador de caixa e informática. O local tem parceria com o Programa Jovem Aprendiz, encaminhando jovens para atuarem no mercado profissional em órgãos públicos e entidades privadas.

O Centro Educacional Dom Bosco fica localizado Avenida Guaratinguetá, número 715, conjunto Gramoré, em Lagoa Azul. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h.



Twitter