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Para marcar o Dia Mundial do Consumidor, 15 de março, três órgãos se uniram e organizaram um mutirão na zona norte da capital para negociação de dívidas, atendimento jurídico e ação de educação para o consumo. 

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-RN), a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RN) e a Defensoria Pública do Estado realizaram atendimento ao público de 14 a 16 de março, das 10h às 15h, num espaço montado no segundo piso do Partage Shopping.

No mutirão, foi estabelecido um canal de negociação entre consumidores e empresas e, em alguns casos, foi necessária a abertura de abertos processos administrativos e judiciais. A população também recebeu cartilhas educativas do Inmetro, com dicas de segurança e conformidade de produtos e serviços oferecidos ao consumidor.

Considerando que a melhor maneira de comemorar a data é prestando serviço, o diretor do Ipem-RN e coordenador geral do Procon-RN, Cyrus Benavides, declarou que essa foi uma homenagem aos consumidores do estado, de modo que pudessem resgatar suas cidadanias.

“Sabemos da importância para o cidadão de ter o nome limpo novamente, exercer o direito de compra e assim fazer o dinheiro circular. Com esses mutirões, também diminuímos processos judiciais, pois resolvemos muitos dos problemas na hora. A população que tinha uma dívida de bola de neve conseguiu negociar com valores dentro da realidade, sem juros abusivos”, reforçou.

Grande parte dos consumidores atendidos neste mutirão buscava negociar dívidas com bancos, financeiras, empresas de cartão de crédito e de telefonia. Durante os três dias, 1.150 pessoas foram atendidas e o índice de resolução foi superior a 90%.