NATAL PRESS

Pensado com o objetivo de promover a saúde e a informação das pessoas que convivem no bairro da Ribeira, um dos mais antigos e tradicionais de Natal, o projeto “Ribeira Saudável” é desenvolvido pelo Distrito Sanitário Leste da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) há dois anos. O evento foca ainda o aniversário do imóvel centenário que abriga o Centro de Especialidades Integradas (CEI) Dr. José Carlos Passos, na Praça Augusto Severo.
Segundo o diretor do Distrito Sanitário Leste de Natal, Carlos Magno, o projeto visa a prevenção de doenças evitáveis e a promoção à saúde, integrando atividades educacionais e de atenção ao meio ambiente, o que inclui o mapeamento de toda a área do bairro para locais com possibilidade de existência de ovos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e febre chikungunya.

“O ‘Ribeira Saudável’ é uma ação intersetorial, que envolve a SMS e diversas instituições existentes no bairro em ações de promoção à saúde. Todas as unidades de saúde integrantes do Distrito Leste participam do evento com ações e apresentação dos trabalhos que desenvolvem junto à sociedade”.

Além de promover a integralidade das ações de saúde, o projeto também constitui um momento de interação entre os órgãos institucionais, comércio, escolas, movimentos sociais e outros segmentos, por meio da conscientização da sociedade.

Atividades de saúde
Durante o evento, são realizadas ações educativas e de saúde como medição de pressão arterial, teste de glicemia e de HIV/Aids, verificação de Índice de Massa Corporal (IMC), orientações e consultas com médicos, odontólogos e nutricionistas.Também são realizadas atividades como confecção do cartão SUS, distribuição de hipoclorito de sódio e de preservativos femininos e masculinos, atividades educativas e programação cultural, com apresentações de danças e teatro, entre outras.


Saúde e História
Iniciado em 2015, o projeto “Ribeira Saudável” desenvolve suas atividades no mês de setembro, quando é comemorado o aniversário do prédio do CEI Dr. José Carlos Passos, também conhecido como Zeca Passos.
Ano passado, foi celebrado o 102º aniversário do imóvel, que já foi sede ainda da Escola Doméstica de Natal. “É um momento também de levar um pouco da história do prédio, do bairro e do nosso município às pessoas”, afirmou Carlos Magno.



Twitter