NATAL PRESS

COLUNISTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Museu Café Filho abriga celebração ao Dia da Poesia nesta quarta-feira (14)

ivanízio ramos

 

O Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, abriga nesta quarta-feira (14) a partir das 9h no Museu Café Filho (Sobradinho) as comemorações do Dia da Poesia em Natal com a  realização da exposição da Galeria do Povo, A programação poética terá ainda Passeio Poético e atrações musicais nas janelas e sacadas do equipamento público.

Uma programação foi elaborada pelos cordelistas de Natal para a celebração da data, coordenada pela Casa do Cordel e Estação do Cordel,  que será realizada  na praça Padre João Maria a partir das 9h de onde, às 16h, partirá o Passeio Poético em cortejo pelas ruas do centro de Natal. 

A Chegança de Barra do Cunhaú participará do cortejo e tem apresentação marcada para as 17h na Praça André de Albuquerque, onde Natal foi fundada em 1599.

A exposição da Galeria do Povo será aberta e espontânea, mantendo suas características originárias dos tempos em que era realizada na Praia dos Artistas nos anos 70 e 80 do século passado. Poesias, pinturas, esculturas, desenhos, livros, revistas, crônicas, fotografias podem constar da exposição que será aberta as 9h no Museu Café Filho, com acesso pelo portão lateral da rua Cel. Cascudo, Cidade Alta.

O momento musical no Sobradinho está previsto para as 17h30, no que está sendo chamado Sacada do Poeta e contará com as presenças de Mirabô Dantas, Diana Rafaelly, Laryssa Costa e Yrahn Barreto, entre outros. Da sacada central do Sobradinho, os poetas declamarão seus versos. Outra atividade programada é o Gogó da Memória, recital aos poetas mortos, que será realizada no Larguinho Vicente de Lemos, em frente ao Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.  A última vez que os poetas realizaram o Passeio Poético foi em 2004. 

Essa será a 41ª celebração da data em Natal.

 

Galeria do Povo

O Dia da Poesia é comemorado em Natal desde 1978, quando a Galeria do Povo foi montada no muro lateral da Catedral em construção, à Rua Jundiaí, e foi feita panfletagem de poemas pelas ruas do centro da cidade. No ano seguinte, os poetas comemoraram a data com um Passeio Poético, que também será realizado este ano e contará com o acompanhamento e apresentação da Chegança de Barra de Cunhaú, um dos mais expressivos grupos folclóricos do Estado.

 



Twitter