NATAL PRESS

COLUNISTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Grupo Neoenergia, controlador da Cosern, é destaque em reportagem do "El País" sobre produção de energia eólica no RN

 

canindé soares

 

 

O portal espanhol “El País” publicou neste domingo (11) em sua versão brasileira uma reportagem sobre a produção crescente de energia eólica no Brasil, com destaque para os 17 parques que a Neoenergia, Grupo controlador da Cosern, administra no Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia.

 No texto, a repórter Talita Bedinelli mostra como desde 2009 o Brasil aumentou a geração de energia eólica, alcançou o 8º posto no ranking mundial e como a região Nordeste concentra 80% dos parques, chegando a exportar energia para outras regiões do país.

 A reportagem visitou, a convite da Neoenergia/Iberdrola, os parques eólicos administrados pelo Grupo nos municípios de Lagoa Nova e de Rio do Fogo e mostra como a oferta constante de ventos serve para produzir eletricidade e, ao mesmo tempo, como uma alternativa econômica para os potiguares que arrendam suas propriedades para instalação das torres eólicas.

 Diz o texto do El País: “Outra vantagem da eólica é que ela é mais limpa e ajuda o país a cumprir seus compromissos ambientais. E provoca menos impacto social do que a construção de hidrelétricas, outra energia renovável limpa, que no Brasil corresponde a 60% da capacidade energética instalada. Na construção da hidrelétrica de Belo Monte, por exemplo, áreas importantes de comunidades indígenas foram alagadas. No caso dos parques eólicos, as atividades podem continuar a ser realizadas mesmo com a instalação dos aerogeradores e acabam gerando uma renda extra para os donos das terras onde eles são implementados. As propriedades são escolhidas por meio de um software, que calcula quais são os pontos em que o vento é mais constante, explica Diogo Romeu Mariga, gerente de operação e produção da Neoenergia Renováveis”.

 Ainda de acordo com o texto, “o grupo espanhol Iberdrola, maior produtor de energias renováveis da Europa e dos EUA, anunciou que pretende investir nos próximos quatro anos 15 bilhões de reais no país nas suas diversas frentes de trabalho. A empresa é controladora da Neoenergia, a maior distribuidora privada de energia brasileira, com forte atuação no Nordeste. Ela gerencia 17 parques eólicos na região: três na Bahia, 11 no Rio Grande do Norte e três na Paraíba, onde serão implementados outros nove até o início de 2022”.

 A reportagem do El País pode ser conferida no link:

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/06/politica/1520357276_456424.html

 

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

 

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Acesse o site (www.vamosdarumbasta.com.br) e conheça as dicas de segurança para evitar acidentes com a rede elétrica.

 



Twitter