Eco Praça realiza edição em Natal

 

babi baracho

 

Com quatro anos de atividades nas praças e espaços públicos de Natal e do interior, o Eco Praça realiza mais uma edição no próximo fim de semana, na Praça André de Albuquerque (Praça Vermelha), na Cidade Alta. Essa edição traz como tema a Resiliência e está inserida no programa de patrocínios da Cosern, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo.

“Estamos comemorando quatro anos de Eco Praça em Natal ressignificando e ocupando as praças públicas da cidade. Manter e continuar com essas ações é muito importante para nós. Estamos preparando um dia cheio de atividades para o nosso querido público que já estava sentindo falta do projeto e sempre perguntando quando seria o próximo. Voltamos para o centro da cidade, local em que já realizamos umas das melhoras edições do Eco Praça, e vamos promover dois dias repletos de arte, cultura e informação”, explica Geraldo Gondim, o idealizador e coordenador do projeto.

Na programação que se inicia no sábado à tarde com apresentação do grupo Coco Juremado que traz músicas autorais e de domínio publico da cultura do coco de roda, da dança e da identidade das raízes ameríndias e do Sarau Insurgências Poéticas que reúne poesia, artes visuais, dança, música e economia criativa com vários artistas de Natal.

A programação continua com embalo da banda Skarimbó, que traz uma musicalidade contemporânea e levadas rítmicas inspiradas em estilos musicais sul-americanos levando as pessoas a dançarem e se unirem através do som. Também com muita sonoridade, Ras Barack apresenta seu novo Álbum "Natty Dread" recheado de faixas inéditas e composições próprias com pitadas regionais misturadas a um estilo jamaicano de fazer música e a banda Reggaezitos que traz ao palco uma mistura de reggae, ska e rock com canções próprias e interpretações únicas do ícone do rock nacional Raul Seixas.

Vindo da cena do rap cearense Andrezão GDS traz uma linguagem moderna com uma habilidade em fazer rap junto com as vertentes mais tradicionais da música negra como jazz, soul, blues, reggae e rock. Na mesma pegada do rap, só que representando a rima potiguar a rapper Pretta e a dupla ChicoBomba&ZéBaga leva ao palco um estilo inovador cheio de força, garra e experiência musical. A programação de sábado termina com a banda de reggae Newise.

O domingo será repleto de atividades durante todo o dia começando com uma aula de yoga e a apresentação do projeto de educação musical itinerante "Rabeca Popular" dos músicos Caio Padilha e Sami Tarik que tem como intuito reencontrar e reascender a tradição da rabeca na cultura popular do Rio Grande do Norte. O projeto fez muito sucesso ao passar por cidades como Paraty/RJ, Vitória/ES e Juazeiro do Norte/CE.

À tarde o palco do Eco Praça recebe as apresentações da cantora Analuh Soares, Intervenção Circense com Cebolinha e Pitoquinha e do Malabarismo Mison, a proposta sonora da banda Igapó de Almas que alia a pesquisa de ritmos amazônicos e do Nordeste brasileiro às possibilidades da música eletrônica; e a apresentação de um dos grupos mais representativos de Tribal Fusion no Brasil, com atuações premiadas em festivais nacionais e internacionais, a Shaman Tribal CO. A modalidade de dança soma várias culturas orientais, árabes e indianas com fusões da dança flamenca, contemporânea, danças urbanas, entre outras.

Premiando o início da noite do domingo de Eco Praça o espetáculo “Meu Seridó” traz a condição da mulher no sertão, a extinção do indígena em detrimento do boi e a desertificação, na luta diária pela sobrevivência como força bruta do ser. Sonhado pela atriz Titina Medeiros, a peça tem direção de César Ferrario e texto de Filipe Miguez (autor da novela Cheias de Charme).

Para encerrar a noite shows se apresentam a banda indie Óperaloki, que traz uma sonoridade romântica das letras intimistas sobre temas juvenis como amores platônicos, família e lombra juntos com uma bateria eletrônica e guitarras alteradas, seguida do som melódico e cativante do grupo Slon com um rock pesado no estilo Helmet, Korn, Incubus, P.O.D e um diferencial: letras cantadas em português.

A Feira de Economia Criativa do Eco Praça contará com diversos expositores e os mais variados produtos. Um dos participantes é a startup Donnaame que vai realizar um experimento social no evento para estimular a prática da doação indireta em troca de outro produto que também foi doado. “A iniciativa do Donnaame promove a sustentabilidade e abre uma nova janela na indústria da economia criativa. Temos o propósito de “entregar valor” aos usuários e aos itens que eles doam na plataforma fazendo com que coisas que antes seriam descartadas agora encontrem utilidade pela mudança simples de usuário”, explica um dos idealizadores da iniciativa Kaleb Melo.

O Projeto Eco Praça 2017 tem o patrocínio da Cosern – Grupo Neoenergia, via Fundação José Augusto e Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e apoio do Sebrae/RN e Sinsenat.

 

SOBRE O ECO PRAÇA

O projeto Eco Praça é um movimento sociocultural de ocupação e ressignificação criativa de praças e espaços públicos sob a perspectiva de ações colaborativas que englobam arte e cultura, lazer, economia solidária e criativa, educação ambiental e qualidade de vida, com intervenções lúdicas, promovendo a conscientização socioambiental e a transformação desses espaços.

Resultado de diversas ações colaborativas que se iniciaram em 2013, a iniciativa reuniu e mobilizou muitos participantes e parceiros, em prol da ocupação criativa de diversos espaços públicos. Foram 35 edições realizadas com uma diversificada programação, que teve a participação de cerca de 80 mil pessoas, 400 artesões e expositores, 120 apresentações culturais, 38 vivências e 38 oficinas realizadas e 40 atividades com temáticas relacionadas ao meio ambiente.

A ação é idealizada e promovida pelo Instituto Ancestral, organização social autônoma e popular que desenvolve ações afirmativas de caráter cultural, político e eco pedagógico com o objetivo de promover e difundir habilidades para alcançar um modo de vida sustentável.

Curta o Eco Praça na internet e nas redes sociais:
Site: www.ecopraca.com
Facebook: Ecopraça
Instagram: @ecopraca

Programação Eco Praça Natal

Sábado

14h - DJ Russo
15h - Coco Juremado
16h45 - Dança Circular
17h15 - Insurgências Poéticas
17h45 – Soul Rebel
18h30 - Chico Bomba e Zé Baga
19h - Skairmbó
19h45 - Andrezão GDS
20h15 - Reggaezito
21h - Pretta
21h30 - Ras Barack
22h - Newise

Domingo

09h30 - Yoga
10h30 - Caio Padilha e Samir Tarik
15h - Analuh Soares
16h - Intervenção Circense Cebolinha e Pitoquinha + Show de Malabarismo Mison
16h30 - Igapó de Almas
17h20 - Shaman Tribal
18h - Espetáculo Meu Seridó – Casa de Zoé
19h30 - Óperaloki
20h15 - Slon
21h - Encerramento